BENTO ALBUQUERQUE FARÁ PRONUNCIAMENTO HOJE EM REDE NACIONAL SOBRE SITUAÇÃO ENERGÉTICA DO BRASIL

bentoO Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, fará hoje (28) um pronunciamento à nação em rede nacional de TV e rádio a partir das 20h. A assessoria da pasta não confirmou o assunto que será abordado na transmissão, mas a expectativa é que Albuquerque fale sobre a situação do fornecimento de energia no país. Em declarações recentes, o ministro tem negado a possibilidade de racionamento de energia e deve voltar a reafirmar isso no pronunciamento dessa segunda-feira.

A fala de Albuquerque deve durar cerca de quatro minutos e passará uma mensagem pública à população de que há segurança energética, apesar do momento desafiador. De acordo com os últimos dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste estão com 29,4% de capacidade. Esses reservatórios respondem por 70% da energia armazenada no Brasil.

Como noticiamos na última semana, Albuquerque participou de uma audiência pública virtual na Câmara. Aos deputados, ele disse que não trabalha com a hipótese de racionamento de energia elétrica no Brasil. O líder da pasta mencionou ainda que o governo preparou um plano com cerca de 40 ações, visando a segurança e à continuidade do suprimento de energia elétrica para 2021 e 2022.

Ainda durante a audiência, o ministro ressaltou que se o período úmido de 2021 for parecido com o do ano passado e nenhuma medida for tomada, o país ficará em uma condição mais desconfortável, com níveis de reservatórios abaixo de 20% de capacidade. “Por isso adotamos medidas para que não percamos controle do sistema, não tenhamos risco de interrupção no fornecimento de energia nos horários de pico de demanda”, explicou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of