SETE EMPRESAS ASSINARAM HOJE CONTRATOS DE ÁREAS DO 2º CICLO DA OFERTA PERMANENTE

sabioaA Agência Nacional do Petróleo (ANP) assinou hoje (28) os contratos das 18 áreas arrematadas no 2º Ciclo da Oferta Permanente. Ao todo, sete empresas adquiriram blocos durante o leilão: Shell, Eneva, Enauta, Imetame, Energy Paranã, Potiguar E&P e Petroborn Óleo e Gás. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, diretores da ANP e representantes das petroleiras participaram da cerimônia, que aconteceu no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro.

A sessão pública de apresentações de ofertas do 2º Ciclo da Oferta Permanente foi realizada em dezembro do ano passado. Na ocasião, foram arrecadados R$ 56,7 milhões em bônus de assinatura e as áreas arrematadas irão gerar investimentos exploratórios mínimos da ordem de R$ 160 milhões.

2Naquele contexto, a simples realização de um ciclo da Oferta Permanente já seria em si só uma vitória, uma vez que, nesse modelo, o processo licitatório só tem início com a manifestação de interessados, acompanhada de garantia de oferta. Mas esse ciclo não só foi realizado como também apresentou resultados extremamente positivos”, comentou o diretor-geral da ANP, Rodolfo Saboia (foto).

Alguns dos destaques das áreas concedidas são os quatro blocos arrematados na nova fronteira exploratória na Bacia do Paraná, que poderão trazer produção comercial de hidrocarbonetos pela primeira vez na região Centro-Oeste. Saboia ressaltou ainda a perspectiva de desenvolvimento do campo de Juruá, descoberto em 1978 mas que até agora nunca produziu.

Por fim, o diretor da ANP lembrou também que a Shell arrematou um bloco marítimo na Bacia de Campos “que permitirá a formação de um cluster com outros dois blocos do mesmo operador e, assim o aumento da economicidade dos projetos”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of