BENTO ALBUQUERQUE PARTICIPA DA ABERTURA DA CONFERÊNCIA DA AGÊNCIA NUCLEAR E ASSINA ACORDO PARA FORNECIMENTO DE COMBUSTÍVEL

bvento-1-300x172O Ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque participa de hoje (20) até a próxima quarta-feira (22) da 65ª Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em Viena, na Áustria. O evento ocorre no momento das discussões pré-COP-26 sobre mudança do clima, com destaque para o papel que a energia nuclear terá na transição energética global para uma economia de baixo carbono. Hoje à tarde, depois das 16 horas, o ministro terá um encontro especial com o Diretor Geral da agência, o argentino Rafael Grossi.  Albuquerque também vai acompanhar a cerimônia de assinatura de memorando de entendimento entre a Eletronuclear e a empresa russa ROSATOM, para fornecimento de energia e combustível nuclear.

Bento Albuquerque chefia a delegação brasileira, integrada por representantes dos Ministérios das Relações Exteriores (MRE) e Minas e Energia (MME), Marinha do Brasil, Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e órgãos responsáveis pelo programa nuclear brasileiro. Também participaram as principais empresas do setor nuclear nacional: Eletronuclear, INB, Nuclep, Amazul, Atech-Embraer, além da ABDAN, o que indica a crescente relevância da dimensão empresarial e comercial do setor. O governo quer mostrar a  importância e o seu compromisso com à energia nuclear e mostrar a contribuição significativa para o desenvolvimento econômico e tecnológico do país.

Em discurso realizado na sessão de abertura da Conferência Geral, nesta segunda-feira (20), Bento Albuquerque reafirmou o compromisso do governo brasileiro com a energia nuclear, como parte integral da estratégia nacional de desenvolvimento do País para garantir tanto a segurança energética quanto a transição para um futuro de baixo carbono. O Ministro indicou como prioridades do programa nuclear brasileiro a conclusão de Angra 3, a construção do reator multipropósito e a aquisição de capacidades tecnológicas em pequenos reatores modulares (SMRs). Do ponto de vista regulatório, ressaltou a importância da criação da Agência Nacional de Segurança Nuclear (ANSN).

Bento Albuquerque lembrou o papel essencial da AIEA no regime de não-proliferação e enalteceu o trabalho da agência em prol da democratização do acesso aos usos pacíficos da tecnologia nuclear. Destacou os esforços para a conscientização mundial sobre o papel crucial da energia nuclear na descarbonização da economia global. Além de participar do debate geral da 65ª CG-AIEA, o Ministro de Minas Energia deverá realizar reuniões bilaterais com diversas autoridades internacionais, como Rafael Grossi, e a Secretária de Energia dos EUA, Jenniffer Granholm. Na quarta-feira (22), Bento Albuquerque participará da reunião de lançamento do Grupo de Viena, iniciativa concebida pelo Diretor-Geral da AIEA como plataforma para promover o diálogo entre dirigentes da indústria nuclear internacional. A Eletronuclear integra o Grupo de Viena, na qualidade de membro fundador, ao lado de alguns dos principais grupos privados internacionais do setor nuclear.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of