BLOCOS DAS BACIAS DE PELOTAS E POTIGUAR TAMBÉM NÃO ATRAÍRAM LANCES DAS PETROLEIRAS NA 17ª RODADA

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

semAté o momento, a 17ª Rodada está sendo marcada por uma fraca movimentação das petroleiras. Nenhuma das empresas inscritas apresentou lances pelos blocos das Bacias de Pelotas e Potiguar. Já havia um certo receio em torno da atratividade dessas áreas, por conta de possíveis desafios de licenciamento ambiental, já que os blocos estão perto de áreas sensíveis ecologicamente.

Como mostramos ontem, sindicatos e ambientalistas fizeram muitas críticas ao certame ao longo das últimas semanas e meses. O principal ponto de atrito aconteceu por conta das fronteiras exploratórias consideradas de risco ambiental, especialmente a porção marítima da Bacia Potiguar, que está perto do arquipélago de Fernando de Noronha e do Atol das Rocas.

A 17ª Rodada chegou a ser questionada na Justiça. Em junho, uma decisão da Justiça Federal da 4ª Região havia determinado a retirada dos blocos da Bacia de Pelotas do leilão. A determinação foi revertida posteriormente. Depois, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) pediu no Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão dos procedimentos preparatórios para o certame. O Supremo, por sua vez, deu decisão favorável à realização do certame. Nesta semana, a Rede Sustentabilidade protocolou uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental no STF contra a rodada, alegando riscos ambientais para Fernando de Noronha e o Atol das Rocas. A relatoria da ação foi sorteada para o ministro Nunes Marques.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of