BOLSONARO VAI À GUIANA E AO SURINAME DE OLHO EM COOPERAÇÕES NO SETOR DE PETRÓLEO

bolsonaroGuiana e Suriname entraram no mapa global do setor de óleo e gás graças às recentes – e volumosas – descobertas de hidrocarbonetos realizadas no litoral dos dois países. De olho em possíveis oportunidades de cooperação e parceria no setor de petróleo, o presidente Jair Bolsonaro visitará as duas nações amanhã (20) e na sexta-feira (21). Além de discutir pontos de interesse comum no segmento de energia, o presidente brasileiro deve tratar ainda de oportunidades em áreas como comércio, investimentos, infraestrutura, segurança, defesa, entre outros pontos.

O presidente do Suriname, Chandrikapersad Santokhi, e o presidente da Guiana, Irfaan Ali, terão um almoço de trabalho amanhã com Bolsonaro na cidade de Paramaribo, capital surinamesa. A expectativa é que já neste encontro os chefes de Estado discutam projetos de interesse comum. Na sexta-feira, Bolsonaro deverá desembarcar em Georgetown, capital da Guiana.

A ida do presidente brasileiro aos dois países estava marcada inicialmente para 2019, mas não pôde ser realizada em virtude da pandemia de covid-19. Representantes da Petrobrás devem acompanhar Bolsonaro durante as conversas com os países vizinhos. “A viagem presidencial ocorre no contexto do fortalecimento das relações bilaterais, em cenário de retomada do diálogo estratégico entre os governos e de perspectivas de maior desenvolvimento econômico e social no Suriname e na Guiana, impulsionado pelas descobertas recentes de petróleo e gás”, disse o Itamaraty, em comunicado.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of