BR DISTRIBUIDORA PASSA A SE CHAMAR VIBRA ENERGIA E ALTERA IDENTIDADE VISUAL USADA HÁ 40 ANOS

1982_modernizacao_marca

Símbolo BR era usado pela empresa há 40 anos – ultima grande mudança no símbolo da distribuidora aconteceu em 1982

O fim de uma era. A BR Distribuidora anunciou na manhã desta quinta-feira (19) a mudança do seu nome para Vibra Energia, em mais um movimento de profunda transformação da companhia após sua privatização, realizada em julho de 2019. A distribuidora, que no momento passa por um processo de alteração organizacional e cultural, fez uma considerável reforma em sua identidade visual – usada pela companhia há cerca de 40 anos. A alteração também faz parte da estratégia de ampliação de escopo de atuação da empresa, que entrou recentemente em novos mercados e busca um encaixe no cenário de transição energética.

1973_criacao_petrobras_distribuidora

Primeira marca da BR, criada pelo designer brasileiro Aloísio Magalhães

A BR Distribuidora foi criada no dia 12 de novembro de 1971, visando o mercado de distribuição de derivados de petróleo e álcool carburante. Naquela época, a primeira marca da empresa foi desenhada pelo escritório de Aloísio Magalhães (1927-1982), um dos nomes que ajudaram a criar a Escola Superior de Desenho Industrial do Rio de Janeiro e considerado um dos pioneiros na introdução do design moderno no Brasil.

Pouco mais de 10 anos depois, em 1982, a marca da BR foi modernizada – trabalho que ficou nas mãos de Aloísio Magalhães mais uma vez. Nesse processo, o logotipo ganhou os contornos que conhecemos nos dias de hoje e que foram usados pela companhia pelos 40 anos seguintes.

img_historia_nova_logo

Nova marca da empresa foi apresentada ao mercado nesta quinta-feira

Em comunicado ao mercado, a Vibra Energia disse que sua nova marca tem como norte a orientação ao cliente; confiança que conecta; parcerias genuínas; e evolução constante. “O nome e design referem-se ao movimento constante, necessário para impulsionar pessoas e negócios, sem abrir mão de remeter a um Brasil que faz, realiza e vai além”, escreveu a companhia.

Esse ainda não será o fim definitivo do símbolo “BR”. No mercado automotivo, a Vibra Energia é licenciada da marca Petrobrás e continuará com a atual identidade visual e símbolo “BR”, formando uma rede com cerca de 8,3 mil postos de combustíveis em todo o país.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of