BRASIL ALCANÇOU A MARCA DE 13 GW DE POTÊNCIA OPERACIONAL A PARTIR DA FONTE SOLAR

Ronaldo KoloszukO Brasil conseguiu no início do ano um novo feito em termos de geração de energia renovável. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o país ultrapassou a marca de 13 gigawatts (GW) de potência operacional de geração de energia a partir do sol em sistemas de médio e pequeno portes e em grandes usinas centralizadas.

Nas contas da entidade, a fonte já trouxe ao Brasil mais de R$ 66,3 bilhões em novos investimentos, R$ 17,1 bilhões em arrecadação aos cofres públicos e gerou mais de 390 mil empregos acumulados desde 2012. Ainda segundo a ABSOLAR, o país possui hoje 4,6 GW de potência instalada em usinas solares de grande porte, o equivalente a 2,4% da matriz elétrica nacional. Enquanto isso, o segmento de geração própria de energia corresponde a 8,4 GW de potência instalada da fonte solar.

Somando as capacidades instaladas das grandes usinas e da geração própria de energia solar, a fonte ocupa o quinto lugar na matriz elétrica brasileira. Além disso, a geração solar já ultrapassou a potência instalada de termelétricas movidas a petróleo e outros fósseis, que representam 9,1 GW da matriz elétrica brasileira. “Energia elétrica competitiva e limpa é fundamental para o País recuperar a sua economia e conseguir crescer. A fonte solar é parte desta solução e um verdadeiro motor de geração de oportunidades e novos empregos”, comentou o presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, Ronaldo Koloszuk.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of