EXXONMOBIL ANUNCIA DUAS DESCOBERTAS DE PETRÓLEO NA COSTA DA GUIANA

Mike-CousinsA aposta da americana ExxonMobil no offshore da Guiana segue sendo motivo de boas notícias para a petroleira. Desta vez, a companhia anunciou duas descobertas de petróleo nos poços Fangtooth-1 e Lau Lau-1, localizados no prolífico bloco Stabroek. O primeiro poço foi perfurado pelo navio-sonda Stena DrillMAX, enquanto o segundo foi perfurado pelo Noble Don Taylor. O bloco é uma das grandes minas de ouro da empresa na Guiana, com o potencial de abrigar até 10 navios-plataformas no futuro e atingir uma produção de 1 milhão de barris brutos de petróleo por dia.

Em um comunicado emitido hoje (5), a ExxonMobil confirmou que Fangtooth-1 encontrou aproximadamente 50 metros de reservatórios de arenito com óleo de alta qualidade. O poço foi perfurado em 1.838 metros de água e está localizado a aproximadamente  18 quilômetros a noroeste do campo de Liza. Enquanto isso, o poço Lau Lau-1 encontrou aproximadamente 96 metros de reservatórios de arenito também com hidrocarbonetos de alta qualidade. O poço foi perfurado a 1.461 metros de água e está a cerca de 68 quilômetros a sudeste de Liza.

John HessA descoberta de Fangtooth é um resultado bem-sucedido de nossa estratégia para testar uma prospectividade mais profunda, e a descoberta de Lau Lau adiciona ao grande estoque de oportunidades de desenvolvimento na parte sudeste do bloco Stabroek. Ambas as descobertas aumentam nossa compreensão de recursos, nossa confiança contínua no potencial de exploração do bloco e nossa visão de que as muitas descobertas até o momento podem resultar em até 10 projetos de desenvolvimento”, disse o vice-presidente sênior de exploração e novos empreendimentos da ExxonMobil, Mike Cousins (foto principal).

A petroleira americana é a operadora do bloco Stabroek  e detém 45% de participação no ativo. A Hess Guyana Exploration detém 30% e a CNOOC Petroleum Guyana Limited ficou com os 25% restantes.  O CEO da Hess, John Hess (foto à direita), disse que as duas últimas descobertas sustentam ainda mais a fila de futuras oportunidades de desenvolvimento de baixo custo na área. “Continuamos a ver o potencial de pelo menos seis FPSOs no Bloco Stabroek em 2027, com uma capacidade de produção de mais de 1 milhão de barris brutos de petróleo por dia, e até 10 FPSOs para desenvolver os recursos descobertos no bloco”, avaliou o executivo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of