BRASIL AMPLIOU GERAÇÃO A PARTIR DA BIOMASSA E EXPORTAÇÃO DE ELETRICIDADE EM 2023
O setor de biomassa tem avançado pouco a pouco no país. No ano passado, a produção de energia elétrica a partir da biomassa em 2023, teve um aumento de cerca de 9,5% em relação ao ano anterior, destaca um novo boletim divulgado nesta semana pelo Ministério de Minas e Energia. A geração a partir da biomassa passou da casa dos 22 mil GWh, em 2022, para o patamar dos 24 mil GWh, em 2023, segundo dados do Operador Nacional do Sistema (ONS).
Outro destaque da publicação foi em relação ao intercâmbio internacional de energia elétrica na comparação ao ano anterior. De acordo com o Boletim Mensal de Dezembro de 2023, o Brasil registrou aumento das exportações líquidas para a Argentina e Uruguai.
O boletim mostrou, ainda, que os dois últimos anos foram mais favoráveis para a geração de energia hidráulica em relação ao ano de 2021, quando houve um cenário de escassez hídrica. Por fim, o documento apontou para um novo recorde na produção de petróleo, com um avanço de quase 12% em relação ao maior valor anteriormente alcançado. O gás natural superou em 8,6% o recorde de 2022 no acumulado no ano.
Deixe seu comentário