BRASIL E ARGENTINA NEGOCIAM NOVO ACORDO PARA RETOMAR OPERAÇÃO DA UTE URUGUAIANA

UruguaianaApós o esgotamento do prazo de 60 dias estipulado no memorando de entendimento entre Brasil e Argentina, devido ao aumento do despacho termelétrico, os dois países iniciaram processo de discussão para retomar a operação da termelétrica Uruguaiana (640 MW) com um novo fornecimento de gás natural.

Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), o prazo fixado de 60 dias foi definido em função do despacho de 1,2 milhões de m³ /dia, tendo em vista a limitação da malha de gasodutos da Argentina. Mas, em alguns dias, foi possível aumentar o consumo para 2,4 milhões de m³/dia, fazendo com que o volume contratado se esgotasse antes do período. O fornecimento de gás natural para a usina foi estabelecido em março através de um aditivo ao memorando de entendimento que os países têm desde 2013.

A usina retomou a operação em caráter de urgência em fevereiro e estava gerando 490 MW. A importação do gás da Argentina era feita através da Sulgás, sendo limitada até 2,8 milhões de metros cúbicos. Está marcada para esta terça-feira (10) uma reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que deverá abordar o tema e definir sobre a compra de uma nova carga de gás natural.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of