BRASILEIRA FORSHIP FOI ESCOLHIDA PARA OPERAR PLANTA DE UTILIDADES DA UPGN DO GASLUB

Fábio FaresO ano de 2021 já começou com sabor de vitória para a brasileira Forship. A companhia foi escolhida pela Petrobrás para operar a chamada planta de utilidades da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do Projeto Integrado Rota 3, no polo GásLub Itaboraí (antigo Comperj). O novo contrato terá duração de três anos, com opção de extensão por mais dois anos.

A planta de utilidades abrange as unidades de geração de energia elétrica e vapor (Cafor), a estação de tratamento de água (ETA) e a estação de tratamento de despejos industriais (ETDI) e respectivas subestações elétricas. A Forship fará os serviços de comissionamento, operação, manutenção e engenharia dessas instalações.

O escopo dos serviços prestados pela Forship agrega novas responsabilidades e áreas de atuação, pois seremos cobrados pelos indicadores operacionais das unidades CAFOR, ETA, ETDI e respectivas subestações elétrica”, disse o CEO do grupo Forship, Fábio Fares (foto). “Estamos ampliando e consolidando a nossa expertise em operação e manutenção”, acrescentou o executivo.

comperj-foto-1024x615

Polo Gaslub Itaboraí

Já o diretor de operações da empresa, Marco Antonio Kronemberger, ressalta que o maior desafio do contrato será a complexidade de operação dos sistemas elétricos e de geração de vapor, devido às tensões elevadas e ao grande volume de vapor em alta pressão. “Como estamos responsáveis por acompanhar o comissionamento, e consequentemente, receber os sistemas das montadoras, teremos o desafio extra de acompanhar os testes com uma equipe reduzida, devido às restrições impostas pela COVID-19”, acrescentou Kronemberger.

A UPGN do Polo Gaslub e o gasoduto Rota 3 devem entrar em operação ainda esse ano, garantindo assim o processamento do crescente volume de gás produzido nos principais ativos da Petrobrás no pré-sal.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Altino Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Altino
Visitante
Altino

Que Nosso Senhor terceirize aos urubus a triagem e recepção dos entreguistas das Nações do terceiro mundo!