COREIA DO SUL ENVIA CONTRATORPEDEIRO COM 300 HOMENS PARA LIBERAR PETROLEIRO APREENDIDO PELO IRÃ NO GOLFO PÉRSICO

WSSWSWSWUm contratorpedeiro naval operado pela Unidade Antipirataria Cheonghae da Coréia do Sul chegou perto do Estreito de Ormuz para ajudar na busca pela libertação do navio petroleiro MT  Hankuk Chemi. O contratorpedeiro Choi Young, que realizava uma missão nas águas perto de Omã, foi despachado para o estreito após a notícia da apreensão. O 33º contingente da Unidade tem  300 homens e chegou ao Estreito de Hormuz  nesta terça-feira(5) para ajudar no retorno do MT Hankuk Chemi. Um funcionário do governo sul-coreano disse que o navio, cuja missão original é antipirataria, deve responder à apreensão do petroleiro sul-coreano em estreita cooperação com os ministérios de relações exteriores e oceanos e pescas, bem como com o Forças Marítimas Combinadas (CMF), uma força naval multinacional, com sede no Bahrein.

Na segunda-feira (4), a Guarda Revolucionária do Irã apreendeu o navio enquanto ele viajava da Arábia Saudita para os Emirados Árabes Unidos, alegando que o navio estava causando poluição ambiental e química na área.Há 20 membros da tripulação a bordo do navio de bandeira sul-coreana, incluindo cinco sul-coreanos, onze cidadãos de Mianmar, dois indonésios e dois vietnamitas. Também em resposta, o governo sul-coreano convocou o embaixador iraniano em Seul.

aqqaqaqaaaqaO Diretor-Geral para Assuntos da África e do Oriente Médio, Koh Kyung-sok, teria expressado pesar sobre o incidente, indagado sobre a segurança da tripulação e pedido sua libertação imediata e do navio. O embaixador iraniano Saeed Badamchi Shabestari disse antes da reunião que a tripulação está segura e saudável, mas não quis comentar o motivo da apreensão e quando o navio será liberado.  O chanceler sul-coreano, Kang Kyung-wha, disse que os esforços diplomáticos estão em andamento para uma libertação imediata. Como parte dos esforços, o ministério planeja enviar uma delegação ao Irã para resolver a questão por meio de negociações bilaterais.

Questionado sobre se a apreensão poderia ser uma retaliação pelo congelamento de bens iranianos pela Coreia do Sul de acordo com as sanções dos Estados Unidos, Kang enfatizou que verificar os fatos e confirmar a segurança da tripulação deve ter prioridade. Enquanto isso, o Departamento de Estado americano também supostamente pediu a liberação do navio e de sua tripulação. Diplomatas disseram departamento fizeram um  apelo em um comunicado na própria segunda-feira, criticando o regime iraniano por ameaçar os direitos de navegação e a liberdade no Golfo Pérsico. Um porta-voz do departamento disse no comunicado que as ações iranianas são parte de uma tentativa clara de extorquir a comunidade internacional para aliviar a pressão das sanções.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of