BRITÂNICA BP DISSE QUE ABANDONARÁ SUA PARTICIPAÇÃO NA ROSNEFT POR CAUSA DA INVASÃO RUSSA NA UCRÂNIA

bpanews_e741d6e9-74a0-422d-b245-113bcfde6f1c_1A decisão de invadir a Ucrânia tomada por Vladimir Putin vai respingando em empresas da Rússia. A britânica BP afirmou no começo desta semana que abandonará sua participação de 19,75% na petroleira estatal russa Rosneft. Além disso, o CEO da BP, Bernard Looney (foto), e o ex-executivo-chefe da companhia britânica Bob Dudley anunciaram que deixarão o conselho da Rosneft.

Como muitos, fiquei profundamente chocado e triste com a situação que se desenrola na Ucrânia e meu coração está com todos os afetados. Isso nos levou a repensar fundamentalmente a posição da BP com a Rosneft. Estou convencido de que as decisões que tomamos como conselho não são apenas a coisa certa a fazer, mas também são do interesse de longo prazo da BP”, disse Looney.

A petroleira britânica declarou que as renúncias exigirão alteração no tratamento contábil de sua participação acionária na Rosneft e, como resultado, espera relatar encargos de US$ 25 bilhões no balanço a ser divulgado em maio. A empresa diz, no entanto, que continua confiante na flexibilidade e resiliência de sua estrutura financeira, sustentada por um saldo médio de cerca de US$ 40 por barril entre 2021 e 2025.

O ataque da Rússia à Ucrânia é um ato de agressão que está tendo consequências trágicas em toda a região”, disse o presidente do conselho da BP, Helge Lund. “A BP opera na Rússia há mais de 30 anos, trabalhando com brilhantes colegas russos. No entanto, esta ação militar representa uma mudança fundamental. Isso levou o conselho da BP a concluir, após um processo minucioso, que nosso envolvimento com a Rosneft, uma empresa estatal, simplesmente não pode continuar”, concluiu.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of