CAÇA COLOMBIANO INTERCEPTA AVIÃO MILITAR RUSSO QUE INVADIU ESPAÇO AÉREO PERTO DA FRONTEIRA COM A VENEZUELA

qqaaqaaClima de tensão na fronteira da Colômbia com a Venezuela. A  Força Aérea Colombiana (FAC) emitiu um comunicado informando que um avião militar russo invadiu seu espaço aéreo às 9h22. O avião foi detectado e expulso do espaço aéreo. O comunicado da Força Aérea Colombiana diz que  “Na segunda-feira, 19 de abril às 09:22 horas, foi detectada a aeronave Illyushin II-96-400VPU do Governo Russo, procedente de Moscou, que tinha permissão de sobrevoo 0354/21, que estabelecia entrada no espaço aéreo colombiano pelas coordenadas 12 ’28 ’41 .46 ”W71º24’0,75” ao norte de La Guajira, fora do território continental”.

De acordo com a FAC, o Sistema de Defesa Aérea detectou que a aeronave entraria de uma posição diferente da autorizada. Por isso, “uma vez conhecida esta informação, o Centro de Comando e Controle da Força Aérea da Colômbia ordenou a saída da aeronave interceptora, de acordo2w2w2w2w2w com os procedimentos de interdição aérea”, explica o documento. De fato, destaca a instituição, “a aeronave foi interceptada ao entrar no espaço aéreo colombiano por aeronaves K de superioridade aérea que ordenou sua saída imediata, ordem que foi seguida pela estatal russa”.

O comunicado indica que as tripulações da Força Aérea Colombiana, FAC, administraram adequadamente a situação, “exercendo a soberania e o controle do espaço aéreo, demonstrando assim a capacidade que a Colômbia tem para defender seu território”. A instituição esclarece que eventos semelhantes ocorreram nas seguintes datas: 31 de agosto de 2019, 19 de abril de 2020 e 21 de julho de 2020. “Lembrando também que, nos dias 30 de outubro e 1º de novembro de 2013, dois bombardeiros russos TU-160 violaram o espaço nacional, que foram interceptados por aeronaves K fir”, destaca o comunicado. Por fim, indica que a FAC continuará a exercer a soberania sobre o território nacional e o espaço aéreo, conforme estabelece a Constituição Política da Colômbia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of