ASSISTA AO PRIMEIRO VOO DO CAÇA GRIPEN BRASILEIRO NO PAÍS

b97109f6b7f0fdb246d994ba21183e79lowHoje é um dia especial para a Força Aérea Brasileira. O F-39, o primeiro Gripen E Brasileiro, levantou voo no país pela primeira vez, no aeroporto de Navegantes (SC), e cruzou os céus até chegar à planta da Embraer em Gavião Peixoto (SP). São preparativos importantes que estão sendo conduzidos antes da apresentação oficial da aeronave, marcada para o dia 23 de outubro, durante a cerimônia do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. Você pode assistir ao momento do decolagem no final desta reportagem.

Depois deste primeiro voo no Brasil, o programa de ensaios do caça passar a contar também com o Centro de Ensaios em Voo do Gripen na Embraer, em Gavião Peixoto, que será totalmente integrado ao programa de ensaios que já está em andamento desde 2017 na Suécia, sede da Saab.

Aqui no país, os testes vão verificar os sistemas de controle de voo e de climatização, assim como o desempenho da aeronave em condições climáticas tropicais. Também serão testadas algumas características únicas das aeronaves brasileiras, como integração de armamentos e o sistema de comunicação Link BR2 – que fornece dados criptografados e comunicação de voz entre as aeronaves.

0efead2c73099bd0c7b3508635c3fc82lowA chegada do Gripen no Brasil e o seu primeiro voo são marcos importantes no Programa Gripen. Estamos orgulhosos dessa jornada ao lado de profissionais tão qualificados e comprometidos dos dois países”, comemorou o presidente e CEO da Saab, Micael Johansson.

O presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider, destacou o papel de liderança da empresa na execução do programa Gripen no Brasil. Ele lembrou que a companhia será responsável pelo trabalho de desenvolvimento de sistemas, integração, testes de voo, montagem final e entrega das aeronaves de forma a apoiar a operação da Força Aérea Brasileira. “Como parte da transferência de tecnologia o Programa Gripen será uma grande oportunidade para aumentar nosso conhecimento no desenvolvimento e manufatura de uma aeronave avançada de combate”, acrescentou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of