CADE APROVOU A VENDA DO CONTROLE DA GASPETRO PARA A COMPASS
A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou a venda do controle da Gaspetro, atualmente com a Petrobrás, para a Compass (grupo Cosan). A informação foi publicada hoje (8) no Diário Oficial da União.
“Em síntese, compreende-se que o cenário pós-operação é melhor para o ambiente concorrencial que o cenário pré-operação, dado que –ainda que transfira a um único agente econômico a Gaspetro– a alienação retira a participação do agente incumbente (Petrobras)”, disse o parecer do órgão antitruste.
Anteriormente, como noticiamos, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) recomendou a reprovação da venda, alegando que a Compass “não demonstrou sua independência com relação aos agentes que compõem os demais elos da cadeia de gás natural”.
A Petrobrás anunciou a venda de 51% da Gaspetro para a Compass em julho do ano passado. A Gaspetro é uma holding com participação societária em 18 companhias distribuidoras de gás natural, localizadas em todas as regiões do Brasil. Suas redes de distribuição somam aproximadamente 10 mil km, atendendo a mais de 500 mil clientes, com volume distribuído de cerca de 29 milhões de metros cúbicos dia. A japonesa Mitsui possui os 49% restantes no negócio.
Deixe seu comentário