CADE VAI LANÇAR UMA LUPA SOBRE A PROPOSTA DE FUSÃO ENTRE A KEPPEL OFFSHORE E A SEMBCORP MARINE

cadeO Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) vai debruçar-se sobre a combinação dos negócios entre a Keppel Offshore & Marine e a Sembcorp Marine. As companhias querem criar uma empresa combinada focada em soluções de energia renovável offshore, novas energias e soluções limpas no setor offshore e marítimo. Pelos termos da transação, a empresa Temasek – acionista majoritária da Sembcorp – se tornará a maior acionista da companhia combinada, com uma participação de 33,5%. De acordo com a documentação entregue pelo escritório de advocacia que representa as empresas, a operação apenas resultará em sobreposição horizontal limitada no mercado de construção de embarcações offshore e serviços correlatos.

Esta sobreposição não suscita qualquer preocupação concorrencial, pois a participação de mercado combinada das Requerentes é inferior a 20%; as Requerentes enfrentam forte concorrência no mercado, inclusive de empresas estrangeiras; e as Requerentes já fazem parte do mesmo grupo para os fins das normas brasileiras de defesa da concorrência, tendo em vista a atual participação da Temasek em ambas as Requerentes, e isto não mudará como resultado da Operação”, aponta a documentação.

A Sembcorp Marine fornece soluções de engenharia para as indústrias offshore, marítima e de energia em todo o mundo. No Brasil, o grupo opera o Estaleiro Jurong Aracruz, no Espírito Santo. A Sembcorp Marine é controlada pela Temasek, que detém indiretamente uma participação de 54,6% e a maioria das ações com direito a voto.

Já a Keppel Offshore & Marine (KOM) é uma subsidiária integral da Keppel Corporation, atuante no fornecimento de soluções para as indústrias offshore, marítima e de energia por meio de sua estrutura global de estaleiros e escritórios. No Brasil, a empresa é a operadora do estaleiro Keppel FELS, localizado em Angra dos Reis (RJ). A Temasek detém indiretamente uma participação minoritária de 20,6% na KOM, por meio da Keppel.

Como noticiamos recentemente, o estaleiro Keppel Shipyard, de Singapura, fez as melhores propostas na licitação da Petrobrás para contratação das plataformas P-80 e P-82, que serão instaladas no campo de Búzios. A segunda colocada foi Sembcorp Marine Rigs & Floaters. Apenas as duas empresas apresentaram propostas na concorrência. Existe uma expectativa no mercado para saber se a Petrobrás concederá o contrato para a Keppel Shipyard – mesmo diante de uma possível fusão com sua única concorrente na licitação.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of