CARTA DO CONSÓRCIO KERUI-MÉTODO CULPA COVID-19, MAS OBRAS TINHAM PROBLEMAS DESDE O INÍCIO DAS OPERAÇÕES

dupgnComo se diz no interior, “Filho feio não tem pai”. Mas no caso dos problemas nas obras da Unidade de Processamento de Gás (UPGN) do Comperj, tem pai e mãe. E bem conhecidos. O Consórcio Keriu-Método, em função do preço apertado que ofertou para vencer a licitação, abaixo do valor orçado pela própria Petrobrás, já vinha passando por diversas dificuldades desde o início da obra. Já na montagem do canteiro, teve problemas. As situações se agravaram e a obra vinha aos trancos e barrancos, com reclamações constantes dos gerentes executivos da Petrobrás, que faziam a fiscalização e a supervisão das contratações dos equipamentos e serviços nas empresas fornecedoras.

Era uma pressão constante. Mas nem assim o consórcio conseguia performar. Mas era um desastre anunciado desde que se conheceu o valor ofertado para a conclusão da unidade de gás. Em carta enviada aos fornecedores, o consórcio empurra a responsabilidade exatamente para quem não pode reclamar: o Coronavírus. É verdade que ele está causando muitos problemas, muitos sofrimentos em todo mundo, mas não é o responsável pelos problemas de engenharia dededde montagem da UPGN.

Agora, há duas expectativas: como as empresas brasileiras que já estavam com a língua de fora, se arrastando por um deserto pedindo água, vão ser ressarcidas dos prejuízos que se acumulam a cada dia? E como a Petrobrás vai se virar para concluir essa obra, estratégica para a política de governo do Presidente Bolsonaro, idealizada pelo Ministro Paulo Guedes? O consórcio ao admitir que não tem mais como pagar aos seus fornecedores no meio da obra, através de uma carta enviada à eles, deixou a estatal no papel de cachorro caído de caminhão de mudanças. O consórcio não fala nesta carta de priorizar o pagamento das dívidas aos seus fornecedores chineses, mas internamente há esta recomendação, pelo que apurou o Petronotícias. Isso  aumenta a responsabilidade da Petrobrás com a cadeia brasileira de fornecimento. Para muitas empresas, se isso se confirmar,  seria a pá de cal.

paulo-guedes-comissao-financas-2019O Petronotícias  teve acesso ao teor da carta enviada pelo consórcio às empresas e reproduz agora o documento assinado pelo Gerente de Suprimentos, Sergio Mata:

“Primeiramente, importante ressaltar que a KERUI MÉTODO foi contratada pela Petróleo Brasileiro S.A. – PETROBRAS (Contrato n° 0804.0106414.17.2) para execução, sob regime de empreitada por preço global, do remanescente de obras das Unidades de Processamento de Gás Natural, doravante denominado como “Projeto UPGN”.

A empresa vem executando os serviços na forma estabelecida contratualmente com a PETROBRAS, mas foi negativamente surpreendida pela crise gerada pela pandemia de coronavírus (COVID-19). Nesse sentido, vale ressaltar que o primeiro caso de coronavírus foi identificado no início de dezembro de 2019, na China, espalhando-se rapidamente pela Ásia e, em seguida, pelo mundo. Diante da sua alta capacidade de contágio, a China decretou “lockdown” em janeiro de 2020, suspendendo a produção de equipamentos que estavam na fase final de fabricação, ocasionando atraso significativo na entrega de itens que são essenciais para o Projeto UPGN.

Já no dia 11 de março de 2020 a Organização Mundial de Saúde – OMS elevou os alertas de importância internacional com a Declaração de Pandemia decorrente do novo coronavírus. A pandemia de coronavírus também postergou o embarque de equipamentos fabricados na Tailândia, pois os navios foram impedidos de atender a programação de embarque em razão das restrições sanitárias e implementação de rígidos protocolos de acesso.

Com reflexo dos problemas trazidos pela pandemia de coronavírus ao mundo, no dia 20 de março de 2020 houve o reconhecimento da ocorrência de calamidade pública pelo Senado Federal (Decreto Legislativo nº 06/2020), situação que vem trazendo fortes impactos negativos ao Brasil, especialmente no que tange aos aspectos social e econômico. Com o objetivo de conter a proliferação do coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí/RJ, por intermédio do Ofício SMS/SSVS/nº 021-2020, de 23 de março de 2020 determinou a interrupção de pelo menos 70% (setenta por cento) das atividades de campo da força de trabalho das empresas que atuam no Município.

Em razão do Ofício expedido pela Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí/RJ, as obras do Projeto UPGN foram suspensas t55tparcialmente pela PETROBRAS. Essa suspensão parcial juntamente com os atrasos na entrega de equipamentos trouxe grande impacto negativo ao fluxo de caixa da KERUI MÉTODO, principalmente por conta da postergação de medições e, por conseguinte, de seus recebimentos. Como consequência da pandemia, sabemos que tal situação também irá gerar reflexos negativos em toda a cadeia de fornecedores, prestadores de serviços, especialistas e consultores que, num ambiente de contínua parceria e compromisso, vêm trabalhando junto à KERUI MÉTODO no sentido de desenvolver as obras do Projeto UPGN.

Cumprindo com seu dever de parceria e transparência, a KERUI MÉTODO informa que este momento difícil exigirá sacrifício e união de todos em face à gravidade dos problemas. É inequívoca e grave a situação vivenciada em função da pandemia de coronavírus, classificada como força maior, pois impede a KERUI MÉTODO de cumprir com determinadas obrigações. Em que pese a gravidade do cenário, a KERUI MÉTODO criou um comitê para avaliar detalhadamente os reflexos sofridos pela pandemia e envidará seus melhores esforços para minimizar os impactos negativos aos seus colaboradores e parceiros, razão pela qual entrará em contato com V.Sas. para tratativas individuais referentes ao plano de mitigação a ser adotado, inclusive reprogramação de pagamentos.

Diante do exposto acima, a KERUI MÉTODO agradece antecipadamente o empenho e compreensão desta empresa e informa que está colaborando com as autoridades, sociedade e cliente para, dentro do ambiente de responsabilidade social e respeito à saúde humana, encontrar o melhor caminho para reduzir os impactos desta Calamidade Pública. Sem mais para o momento, nos  colocamos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas, através do canal procurement@kerui-metodo.com.br, criado com a finalidade de emissão de comunicados oficiais, formalização de acordos e esclarecimento de dúvidas.”

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
joão batista de assis pereira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
joão batista de assis pereira
Visitante
joão batista de assis pereira

Ao WEBSITE PETRONOTÍCIAS. Remetendo a um artigo pretérito publicado pelo PETRONOTÍCIAS DE 23/10/2017 https://petronoticias.com.br/shandong-kerui-corre-risco-de-perder-upgn-se-a-petrobras-seguir-o-que-defende-o-seu-compliance/ mediante uma leitura atenta a esse artigo aos comentários do consultor João Batista de Assis Pereira referido a fatos correlatos à fase final do certame licitatório do certame para contratação da UPGN do COMPERJ, quando observou um julgamento equivocado das propostas comerciais pela Comissão de Licitação da Petrobras culminando por ser declarado vencedora o consórcio Kerui-Método. Naquele momento o consultor apontou falhas gravíssimas da comissão de licitação ao não perceber o Jogo de Planilha praticado pelo consórcio em sua proposta comercial com a finalidade de sagra-se… Read more »