CEJN INAUGURA BASE EM MACAÉ E PLANEJA EXPANSÃO DA UNIDADE DE OLHO EM NEGÓCIOS NO SETOR DE ÓLEO E GÁS

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

sorano[41410]O grupo sueco CEJN já está há 16 anos no mercado brasileiro e agora tem novos planos para ampliar ainda mais sua presença no país, focando esforços especificamente no município de Macaé (RJ). Recentemente, a empresa abriu uma base técnica e comercial na cidade, de olho em oportunidades de negócios dentro do mercado de óleo e gás. Agora, o próximo passo será expandir essa unidade, inaugurando em breve um centro de alta pressão para montagem e recertificações de mangueiras. Em entrevista para o Petronotícias, o gerente de grandes contas da companhia no Brasil, Marcelo Sorano, falou um pouco da estratégia da CEJN ao investir na nova base: “Queremos ampliar nossa participação no segmento, tanto no fornecimento dos produtos para as indústrias quanto para os prestadores de serviços offshore. Estamos abertos a novas parcerias de distribuidores e revendedores locais, já que eles são a linha de frente no contato direto ao usuário”, explicou. O executivo avalia ainda que o setor de óleo e gás está procurando por novos fornecedores, com o objetivo de manter os projetos mais competitivos. “Isso mantém as indústrias do setor aquecidas, com um potencial imenso para novas tecnologias, o que nos proporciona ótimas oportunidades de negócios e novos contratos”, afirmou. Sorano comentou também sobre a prospecção de negócios da CEJN atualmente, o foco de atuação da base da empresa em Macaé e deu detalhes ainda de um sistema da companhia para rastreabilidade para mangueiras de Ultra Alta Pressão.

Para começar nossa entrevista, poderia falar aos nossos leitores sobre como tem sido a atuação da CEJN no setor de óleo e gás brasileiro?

Offshore Drilling PlatformA CEJN é um grupo sueco que conta com mais de 50 anos de experiência no mercado de hidráulica de ultra alta pressão, com know-how no desenvolvimento de soluções inovadoras para o segmento óleo & gás. No Brasil, a CEJN atua no segmento há 16 anos, fornecendo mangueiras termoplásticas, engates rápidos, adaptadores em Inox e válvulas, além de atuar no desenvolvimento de soluções personalizadas como placas de multi-conexões para trabalho subsea (ROV).

A CEJN atua também em parceria com os grandes fabricantes de ferramentas de torque e tensionadores, para os serviços Onshore e Offshore e isso vem concretizando-se cada vez mais. Para isso, uma das principais ações é manter estoques locais para pronta entrega, dessa forma nossos parceiros tem o “lead time” de entrega imediata dos itens de maior consumo.

Como surgiu a ideia de abrir a nova base da empresa em Macaé?

Temos em nossa carteira de clientes as maiores indústrias fabricantes de equipamentos offshore, como árvores de natal molhadas, manifolds, válvulas, entre outros. Levando em conta que a região de Macaé é núcleo da indústria brasileira de óleo & gás tínhamos que estar presentes.

Queremos ampliar nossa participação no segmento, tanto no fornecimento dos produtos para as indústrias quanto para os prestadores de serviços offshore. Estamos abertos a novas parcerias de distribuidores e revendedores locais, já que eles são a linha de frente no contato direto ao usuário.

Nossos produtos são aplicados nas linhas de testes hidrostáticos e linhas de produção, com conexões para os kits de “tubings”. Portanto, estar ao lado dos clientes é imprescindível.

Qual será o foco e os objetivos da empresa com essa nova base?

fpso solEm primeiro lugar, oferecer um melhor apoio técnico para os usuários de nossos produtos, pois conhecendo o dia a dia é que podemos auxiliar na otimização dos processos industriais e participar de projetos Kaizen, projetos de melhoria contínua e projetos de adequação às exigências de segurança como a NR-12. E em breve, teremos nosso CEJN High-Pressure Center para montagem e recertificações de mangueiras.

Vamos atuar no desenvolvimento de soluções personalizadas, pois em outros países da Europa e Estados Unidos temos uma participação importante no segmento de serviços com nossas Placas de Multi-Conexões, além de desenvolvimento de soluções seguras e de confiabilidade para os sistemas com ROV. A uma profundidade de 3.000 metros é imprescindível que nada dê errado, pois isso pode ter consequências devastadoras para o meio ambiente e isto é prioridade na CEJN.

Para as linhas de produção, vamos auxiliar nos projetos de eliminação de vazamentos nas linhas de ar, otimizando o sistema e reduzindo o custo com energia elétrica, devido as interligações especificadas com engates de maior vazão, menor peso e com despressurização antecipada, evitando chicoteamento da mangueira.

Poderia comentar como tem sido a prospecção de novos negócios da empresa no setor de óleo e gás?

Realizamos prospecções através de campanhas de e-mail marketing, sites de busca, publicações em mídias técnicas, mídias sociais e em grupos específicos. Atualmente, buscamos formas de melhorar cada vez mais nosso serviço ao cliente com atendimentos e treinamentos on-line, além de Webinars.

Convido a todos conhecerem nosso site, onde disponibilizamos um rico conteúdo com informações técnicas, vídeos e “cases” de aplicações em grandes indústrias, além de disponibilizar ferramentas que possibilitam ao usuário personalizar seu kit de mangueiras hidráulicas de alta pressão e também kits para ferramentas pneumáticas.

Uma das áreas mais visitadas é destinada a Segurança, que conta com indicações de atitudes seguras e preventivas na utilização de Alta Pressão e dicas de segurança com a utilização de ferramentas pneumáticas, que muitas vezes são deixadas de lado devido a baixa pressão, mas são responsáveis por um número grande de acidentes leves e médios, além de informações para detectar vazamentos e otimizar os sistemas de ar comprimido.

Aproveitamos esse momento para treinamento e divulgação das nossas tecnologias, já que o segmento investe em PPT (people, process And Tecnology).

Olhando para o futuro, quais são as perspectivas da CEJN com o setor de óleo e gás brasileiro?

ProductApesar do cenário, muitos setores já consideram alcançar níveis de produção pré-pandemia e com isso, um retorno em “V” é esperado, visto que os analistas estimam crescimento do PIB em 4,5%.

Temos percebido que os investimentos previstos devem ocorrer, principalmente, na melhora do processo produtivo. Ao encontro disso, nossos produtos proporcionam a modernização das áreas de produção gerando um aumento na produção, atendendo a todas as exigências de segurança, como a NR 12 por exemplo, além das preocupações e exigências ambientais.

O segmento óleo & gás está buscando novos fornecedores, visando manter os projetos e contratos mais competitivos. Isso mantém as indústrias do setor aquecidas, com um potencial imenso para novas tecnologias, o que nos proporciona ótimas oportunidades de negócios e novos contratos.

Seria interessante ouvir também sobre as características de alguns de seus produtos, como o sistema de rastreabilidade para mangueiras de Ultra Alta Pressão. Poderia nos apontar as características dessa inovação?

Como já mencionei, a CEJN prioriza a tecnologia e alta performance sem abrir mão da segurança, por isso a inspeção regular e a manutenção dos conjuntos de mangueiras, adaptadores e engates rápidos são importantes para garantir operação segura ao longo de sua vida.

O CEJN Identification System (CIS) é uma solução de rastreamento com microchip em que cada kit de mangueira montada, que conta com uma identificação individual e de rastreabilidade. O sistema NFC (aproximação) possibilita a leitura dos dados sem a necessidade de acesso à internet, o que facilita muito em aplicações offshore, sendo uma forma imediata de acesso aos dados durante uma auditoria por exemplo.

Isso significa que além de verificar os dados técnicos, é possível exibir um histórico de atualizações: de quando foi realizado o primeiro teste até o mais recente e indicando quando é hora de sucatear a mangueira. Fazem parte desse kit de Segurança as malhas anti-chicoteamento, e os engates com despressurizadores. Nesse caso, além de ser um dispositivo de segurança, o engate proporciona maior agilidade nos setups de máquinas e ferramentas aumentando a produtividade consideravelmente.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of