CENÁRIO PIORA NA EUROPA COM A REDUÇÃO DE OPÇÕES DE FORNECIMENTO DE GÁS PARA GERAÇÃO DE ENERGIA

1616073353209A Europa está aproximando-se de uma crise de energia prevista mais cedo do que o esperado, apesar dos recentes movimentos para conter a demanda e aumentar a oferta. A capacidade do continente de passar pelo próximo inverno dependerá de quanto pode ser feito durante os meses de verão para diminuir a demanda e aumentar as importações e a produção doméstica. No momento, todas as opções de fontes estão na mesa, à medida que o fornecimento de gás está sendo desfiado. A empresa de pesquisa energética Rystad Energy revisou as opções da Europa para preencher a lacuna de energia até que soluções de longo prazo estejam em vigor.

Nas últimas semanas, um golpe duplo atingiu os mercados de gás europeus. Primeiro, foi confirmado que a instalação de GNL de Freeport dos EUA ficará paralisada por 90 dias, antes de aumentar gradualmente sua produção até o final do ano. O Freeport LNG exportou nos últimos meses a maior parte de seus volumes para a Europa – portanto, com esse desenvolvimento, 2,5% do suprimento de gás da Europa desapareceu da noite para o dia. Outro duro golpe aconteceu em junho, quando a operadora do gasoduto Nord Stream 1, a Gazprom, disse que reduziria as exportações de 167 milhões de metros cúbicos por dia (MMcmd) para apenas 67 MMcmd, removendo instantaneamente outros 7,5% do gás da Europa fornecer. Isso fez com que os preços do gás TTF subissem de € 83 por MWh em 13 de junho para € 120 em 14 de junho e desde então aumentaram à medida que o Nord Stream 1 entrou em um cronograma de manutenção.

O Reino Unido vai acabar com a geração de energia a carvão

As opções da Europa em relação ao gás, carvão, energia nuclear e energias renováveis para preencher a lacuna de energia são extremamente limitadas e caras. Os governos europeus anunciaram uma série de políticas para garantir mais oferta, apoiar os consumidores e potencialmente reduzir a demanda caso a crise continue. O ponto em que a crise vai morder mais profundamente está cada vez mais perto à medida que avançamos no verão e depois no outono, isso é cada vez mais uma questão de ‘quando’ e não ‘se’ a crise chega ”, avaliou o analista da Rystad Energy, Vladimir Petrov.

Nesse cenário difícil, um dos caminhos será o aumento das emissões. A Alemanha possui a maior frota de geração de energia a carvão da Europa e agora busca aumentar a utilização dessas plantas, priorizando a segurança energética de curto prazo em detrimento de metas ambientais de longo prazo. O país tinha um total de 46,7 gigawatts (GW) de capacidade instalada de geração de energia a carvão em 2020, todos planejados para serem gradualmente desativados até 2038 para cumprir as metas de emissões de gases de efeito estufa. A capacidade deveria cair para 36,1 GW já este ano com o fechamento de pelo menos 24 unidades. Esses planos agora foram revertidos e o governo está tentando estender a vida útil de 10 GW de capacidade de carvão desativado até março de 2024.

stação de gasDas centrais encerradas entre 2020 e 2022, cerca de 20% queimaram linhite (carvão castanho extraído na Alemanha) e os restantes 80% utilizaram hulha, que é importada. A extensão da vida útil dessas usinas provavelmente resultará na necessidade de a Alemanha importar mais carvão. Assumindo um fator de carga médio de 60%, essas usinas poderiam gerar 26,3 terawatts-hora (TWh) de eletricidade para o restante deste ano, equivalente a 9% da geração total do país. Além disso, 4 GW de capacidade solar fotovoltaica e eólica alemã, com início de operação antes do final do ano, poderiam adicionar outros 2 TWh de geração de eletricidade. A geração extra de carvão, solar e eólica poderia substituir juntos 5 bilhões de metros cúbicos de geração de energia a gás, equivalente a um quarto do gás normalmente consumido pelo setor de energia da Alemanha.

Enquanto isso, dado o atual pipeline de projetos na Europa, a Rystad Energy prevê que 40 GW de capacidade adicional de energias renováveis entrem em operação até o segundo trimestre de 2023. Considerando os 16 GW de nova capacidade de energia renovável adicionados ao mix de energia durante o primeiro semestre de 2022, o total instalado a capacidade na Europa pode atingir 522 GW até o segundo trimestre de 2023, cobrindo 22% da geração total de energia. Apesar dos atuais gargalos da cadeia de suprimentos e da crise de preços das commodities, 13,6 GW de energia solar fotovoltaica em escala de utilidade e 15,5 GW de capacidade eólica terrestre devem ser adicionados à rede nos próximos 12 meses. França, Alemanha, Espanha, Suécia e Reino Unido liderarão o ritmo de instalação, representando 67,5% dessas novas capacidades potenciais.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of