CENTRO DE EXCELÊNCIA PROMOVE PRIMEIRO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMISSIONAMENTO INDUSTRIAL NO BRASIL

Danilo Gonçalves, diretor executivo do CE-EPCO Centro de Excelência em EPC (CE-EPC) vai promover o primeiro curso de pós-graduação latu sensu em comissionamento industrial do Brasil, em parceria com a Firjan e o Senai, no Rio de Janeiro. A atividade vem sendo cada vez mais requisitada em grandes empreendimentos industriais no País, mas ainda não existia um programa de qualificação específico para a área, o que gerou a ideia de criação do curso, que já recebeu o reconhecimento do MEC. As inscrições vão até o dia 15 de março e as aulas começam a partir do dia 20 do mesmo mês.

O comissionamento ainda é uma fase pouco estudada pelas faculdades de engenharia brasileiras, apesar de ser uma etapa muito importante das montagens industriais. É a última fase dos grandes projetos, tratando dos testes finais e do início da entrada em operação das instalações construídas, como refinarias, plataformas de petróleo, usinas, ferrovias, siderúrgicas, entre outros empreendimentos.

Segundo o CE-EPC, o objetivo principal do comissionamento é assegurar a transferência de um ativo para o usuário final de forma eficaz, ordenada e segura, em termos de desempenho, confiabilidade e conformidade normativa e, o mais importante, de acordo com os princípios de desenho e operação preestabelecidos.

O diretor executivo do Centro de Excelência, Danilo Gonçalves (foto), conta que foram as próprias empresas associadas que apresentaram a necessidade de uma qualificação maior dos engenheiros para trabalharem na etapa de comissionamento.

“Percebemos que existia uma vazio nesse setor, porque não tem nenhuma instituição que se dedique de forma especifica ao Comissionamento no Brasil, então estamos ocupando um espaço voltado a uma fase importante no Ciclo de Vida dos projetos. Os engenheiros que atuam no País focados na disciplina do Comissionamento hoje têm conhecimento do trabalho mais em função de suas experiências do que pela educação formal propriamente, o que nos fez ver que era muito importante acelerar este processo ao mesmo tempo em que preenchemos essa lacuna demonstrada pela própria indústria. Cada vez mais ativos estão entrando em operação e eles precisam entrar rapidamente de forma produtiva. O comissionamento permite a redução do prazo necessário para que se atinja a operação plena”, explicou.

O curso contará com cinco módulos, em regime semestral, com limite de 40 vagas e 400 horas de carga horária. As aulas serão dadas às sextas, das 18h às 22h e aos sábados, das 8h30 às 17h30, quinzenalmente, na Faculdade SENAI Rio, na Tijuca (RJ).

Para se inscrever, é preciso ter graduação em uma das seguintes áreas de Engenharia: Mecânica, Civil, Produção, de Materiais, Naval, Química, Metalúrgica, de Controle e Automação e Elétrica. Os interessados podem buscar o formulário de inscrição no site do CE-EPC – www.ce-epc.org.br

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Rosana MariaEdilson S Ribeiro Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Edilson S Ribeiro
Visitante

Muito interessante, e vem ao encontro de uma real necessidade no Brasil. A inspeção do equipamentos nessa fase reduz muitas perdas e aumenta a confiabilidade da planta desde o início de sua operação. Para os equipamentos rotativos a análise de vibração, a termografia e a análise de óleo são essenciais para garantir o sucesso do start-up dos processos.Parabéns aos idealizadores do curso.

Rosana Maria
Visitante
Rosana Maria

Techint está contratando encanadora indústrial de tubulação como faço para mandar meu curriculum.