INDRA EXPORTA TECNOLOGIAS DESENVOLVIDAS NO BRASIL PARA O SETOR ENERGÉTICO

Por Bruno Viggiano  (bruno@petronoticias.com.br) –

Marcelo Bernardino_2 (2)A tecnologia tem avançado a passos largos em espaços que, muitas vezes, não nos damos conta. O setor energético, por exemplo, vem registrando ganhos enormes em eficiência e automação de serviços, tanto em áreas que o consumidor tem acesso quanto nas que ele não tem. O Brasil foi um dos escolhidos da Indra para o desenvolvimento dessas novas tecnologias e um equipamento, forjado no centro de excelência da companhia em Campinas, foi contratado para atualizar os sistemas de mobilidade, soluções de autosserviço em multicanais e informação ao cliente, no Quênia. A Kenya Power&Lighting Company (KPLC), companhia fornecedora de energia elétrica no país africano, adquiriu a solução produzida no Brasil. Outros países já utilizam a tecnologia, de acordo com o diretor de Energia e Utilities da Indra no Brasil, Marcelo Bernardino, como República Dominicana, Colômbia e Peru. A geração de tecnologia própria é a essência da multinacional espanhola, que já está atuando por aqui desde 1996 e acumula mais de 40 empresas utilizando suas soluções, principalmente distribuidoras de energia. Com as pressões cada vez maiores para a abertura do mercado energético para livre escolha de fornecedor por parte do consumidor, como acontece no mercado telefônico, a Indra se prepara para esta possibilidade: “A Indra também possui uma solução que alia o conceito de eficiência energética e controle de consumo ao conceito de casas inteligentes, permitindo as empresas expandirem os serviços prestados ao consumidor, um passo a mais na direção dessa fidelização”, destacou Bernardino.

Do que se trata a tecnologia fornecida pela Indra para a companhia fornecedora de energia elétrica do Quênia?

A partir do centro de excelência da Indra no Brasil, em Campinas (SP) foi desenvolvido o InGRID, uma solução completa para a gestão da distribuição de energia que atualmente encontra-se implantada em várias empresas do Brasil e também fora do país, em companhias de energia da República Dominicana, Colômbia e Peru. Essa solução faz parte de um portfolio que abrange também as áreas de geração (InGEN) e comercialização (InCMS) de energia, já adotando os novos paradigmas  de mercado, como liberalização de contratação e as redes inteligentes. O InCMS é o sistema de gestão de clientes e faturamento, e o WFM (Workforce Management) é o módulo do inGRID, que permite o gerenciamento otimizado e automatizado, via tablets e smartphones, de ordens de serviço de corte, religações, novas ligações e execução de reparos e emergências, entre outros, melhorando a produtividade das equipes ao mesmo tempo que permite a distribuidora melhorar os seus indicadores de serviço e a satisfação do cliente.

Que outras tecnologias já foram desenvolvidas pela empresa no Centro de Excelência de Campinas?

A partir da Software Lab de Campinas foi desenvolvido o DMS (Distribution Management System), sistema para a operação de distribuidoras elétricas, além de soluções para a gestão de ativos das distribuidoras (manutenção e projetos das redes elétricas) e sistemas para levantamento de ativos em campo.

Qual a estrutura da Indra no Brasil?

A Indra está no Brasil desde 1996 e conta atualmente com mais de sete mil profissionais. Com sede em São Paulo, possui ampla cobertura geográfica, com presença nos principais estados brasileiros; e conta com quatro Software Labs (São Paulo, Goiânia, Campinas e Brasília). Sua atividade inclui os setores de Transporte e Tráfego, Energia e Utilities, Defesa e Segurança, Telecomunicações, Serviços Financeiros, Administração Pública e Indústria. No exercício de 2014 registrou receita de 2,9 bilhões de euros, 39 mil profissionais, presença local em 46 países e projetos em mais de 140.

A abertura do mercado livre de energia para todos os consumidores no Brasil aumentaria a demanda por esse tipo de tecnologia?

A abertura do mercado trará consigo o desafio de fidelizar consumidores que hoje são cativos, assim que o atendimento rápido e o feedback ágil permitido pelo WFM, serão diferenciais para as distribuidoras. Além disso, a Indra também possui uma solução que alia o conceito de eficiência energética e controle de consumo ao conceito de casas inteligentes, permitindo as empresas a expandirem os serviços prestados ao consumidor, um passo a mais na direção dessa fidelização.

Quais os maiores clientes da Indra no Brasil?

Possuímos clientes de grande relevância em todos os mercados mencionados anteriormente. No setor energético, mais de 40 empresas no Brasil adotaram nossas tecnologias, com nossas soluções de gestão de distribuição, entre os quais destacamos a Elektro e as cooperativas Copel, Certel, Cermissoes, Creluz Certeja, que já adotaram a nova versão, desenhada para suportar as redes inteligentes.

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