CENTRO TECNOLÓGICO DE FURNAS DE GOIÁS DESENVOLVE ESTUDO PARA GERAÇÃO DE ENERGIA TERMOSSOLAR

USINA TERMOSOLAR, - ESPANHA

USINA TERMOSSOLAR, – ESPANHA

FURNAS está desenvolvendo em seu Centro Tecnológico de Engenharia Civil, em Aparecida de Goiânia, em Goiás, um estudo inédito no Brasil para geração de energia elétrica a partir de sistema solar heliotérmico. A iniciativa faz parte de projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação que conta com R$ 7,5 milhões de investimentos e tem como objetivo o desenvolvimento do primeiro coletor heliotérmico brasileiro, que permitirá a construção de uma usina termossolar para geração de 1 MW de energia elétrica, o suficiente para abastecer cerca de 1.000 residências.

A energia termossolar funciona a partir de espelhos parabólicos que refletem a luz do sol e concentram-na num único ponto. O calor acumulado é usado para aquecer um fluido e o vapor movimenta as turbinas, acionando o gerador, que produzirá a energia elétrica. Renato Cabral, gerente do Centro Tecnológico de Engenharia Civil de FURNAS, informa que  “Neste primeiro momento, vamos desenvolver um coletor nacional para geração termossolar, do tipo Calha Cilindro-Parabólica. Com os testes, verificaremos a viabilidade da implantação desse sistema em larga escala eDEDE comercialização para outras empresas do setor. Não existe no Brasil nenhuma estrutura desse tipo à venda ou instalada.”

O estudo é fruto de uma parceria de FURNAS com a Eudora Energia e conta com a participação do Cepel. A Eudora desenvolve tecnologia na área de energias renováveis e eficiência energética. Pioneira no ramo de usinas heliotérmicas no Brasil, foi a responsável pelo projeto de usinas termossolares que serão implantadas pela Eletrosul e pela Cesp. Moacir Andrade, engenheiro de FURNAS e coordenador do projeto de P&D, diz que “Os protótipos serão construídos entre maio e novembro de 2021 e a nossa expectativa é que, já no início do ano que vem, nós comecemos a fase de testes. Essa iniciativa representa importante passo para o desenvolvimento dessa tecnologia no país.” O coletor termossolar, chamado de SCE (Solar Collector Element), é o menor elemento que compõe o campo solar em uma usina termossolar, sendo formado pelos seguintes itens: Espelho cilindro-parabólico, Tubo absorvedor, Juntas, Conexões, Sistema de rastreamento (tracker) e Estrutura de sustentação.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of