GE STEAM POWER PROJETOU E CONSTRUIU A MAIOR LÂMINA DA TURBINA PARA USINA NUCLEAR HINKLEY POINT C

swssswsswswsdA GE Steam Power projetou e fabricou a maior lâmina de último estágio de todos os tempos (75 polegadas) para seu rotor de baixa pressão. A lâmina permitirá que a usina nuclear Hinkley Point C, em construção em Somerset, na Inglaterra, produza 3,2 GWe de energia livre de CO2, disse a GE. Depois de concluída, esta turbina a vapor batizada de Arabelle será a turbina a vapor nuclear mais poderosa em operação. Ela já foi testada na fábrica da GE em Belfort, na França. O módulo de lâmina de 8 metros de largura foi girado a uma velocidade de 1.500 rotações por minuto, semelhante às futuras condições do local.

“Esta peça importante da turbina é um marco do primeiro trimestre de 2021 para Hinkley Point C alcançado no prazo, apesar da pandemia. Este grande componente será entregue no local e apoiará a fase de ramp-up mecânico e elétrico de nosso projeto nos próximos meses”, disse o diretor do programa EDF HPC, Guillaume Callewaert. As lâminas de último estágio são parte do módulo de baixa pressão em um gerador de turbina a vapor que converte vapor em eletricidade em uma usina nuclear. Lâminas mais longas aumentam a eficiência de uma turbina a vapor e permitem otimizar ainda mais a contrapressão, o que contribui para uma maior produção de energia da usina nuclear.

“Hinkley Point C é a chave para a estratégia de energia do Reino Unido para reduzir as emissões da indústria de energia”, declarou Frédéric Wiscart, executivo sênior de projetos da GE Steam Power. “Depois de concluído, ele fornecerá 3,2 GWe de eletricidade confiável e livre de CO2 para a rede pelos próximos 60 anos.” Como parte de seu contrato para a engenharia, aquisição e comissionamento das duas ilhas convencionais para Hinkley Point C, a GE Steam Power está fabricando e entregando equipamentos essenciais que incluem a turbina a vapor Arabelle e geradores. Em janeiro, a GE Steam Power entregou o primeiro módulo de turbina a vapor Arabelle para a usina nuclear de Akkuyu, na Turquia. Este foi o primeiro equipamento entregue pela GE para o projeto e foi entregue quatro meses antes do prazo. A GE Steam Power disse que, após a entrega de seu equipamento a Akkuyu, a empresa está ajudando a instalar mais de 20 GWe de energia livre de CO2 nos próximos anos graças à sua tecnologia de turbina a vapor Arabelle, “consolidando a frota” para 53 GWe globalmente.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of