CHINA ACELERA PROJETO E DEMONSTRAÇÃO DO PEQUENO REATOR MODULAR NA USINA DE CHANGJIANG

chinaA seção superior do invólucro de contenção de aço foi instalada para o projeto de demonstração do pequeno reator modular ACP100 (SMR) na usina nuclear de Changjiang, na província chinesa de Hainan. A operação foi concluída 70 dias antes do previsto. A contenção de aço do ACP100 – também conhecida como Linglong One – é composta por um cabeçote superior, um cilindro superior, um cilindro inferior e um cabeçote inferior. Ele carrega as funções de integridade e vedação do prédio do reator e é uma importante barreira de segurança para o reator. O cabeçote inferior do vaso de contenção – que suportará o invólucro de contenção de aço – foi montado no local a partir de 50 chapas de aço pré-fabricadas. O componente montado já foi içado no local por guindaste na placa de fundação de concreto da planta.  A parte inferior do reservatório de contenção – cerca de 15 metros de altura e pesando cerca de 450 toneladas – foi rebaixada na parte inferior, 46 dias antes do previsto.

A China National Nuclear Corporation (CNNC) anunciou agora que o cilindro superior do reservatório de contenção – cerca de 15 metros de altura e pesando cerca de 720 toneladas – foi colocado sobre o cilindro inferior.  Em um comunicado, a empresa disse que  “o local adota o modo de construção avançado de fabricação de fábrica e construção modular, que otimiza a lógica de construção do local, reduz efetivamente o período de construção do local e economiza tempo para o reator.” O local já abriga dois PWRs CNP600 em operação, enquanto a construção das duas unidades Hualong One começou em março e dezembro do ano passado. Ambas as unidades devem entrar em operação comercial até o final de 2026. A construção do reator de água pressurizada (PWR) multifuncional de 125 MWe começou oficialmente em julho de 2021, com um período total de construção planejado de 58 meses.

Uma vez concluído, o reator Changjiang ACP100 será capaz de produzir 1 bilhão de quilowatts-hora de eletricidade anualmente, o suficiente para atender às necessidades de 526.000 residências. O reator é projetado para produção de eletricidade, aquecimento, produção de vapor ou dessalinização da água do mar. Em desenvolvimento desde 2010, o projeto preliminar do PWR integrado ACP100 foi concluído em 2014. Os principais componentes de seu circuito de refrigeração primário estão instalados dentro do vaso de pressão do reator. Em 2016, o projeto se tornou o primeiro SMR a passar por uma revisão de segurança pela Agência Internacional de Energia Atômica. “A construção do projeto Linglong One está progredindo sem problemas, marcando que a China está na vanguarda do mundo no desenvolvimento e utilização de pequenos reatores modulares de água pressurizada”, disse a CNNC.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of