CHINA COLOCA EM OPERAÇÃO COMERCIAL O SEGUNDO REATOR DA USINA NUCLEAR DE FUQING | Petronotícias




faixa - nao remover

CHINA COLOCA EM OPERAÇÃO COMERCIAL O SEGUNDO REATOR DA USINA NUCLEAR DE FUQING

usina chnaA China colocou em operação comercial a unidade 6 da usina nuclear de Fuqing na província chinesa de Fujian,  o segundo de dois reatores de demonstração Hualong One (HPR1000) no local. O anúncio foi feito pela China National Nuclear Corporation (CNNC). A Unidade 5 se tornou a primeira Hualong One a entrar em operação comercial no ano passado. O processo de carregamento dos 177 conjuntos de combustível no núcleo do Fuqing 6 começou em 6 de novembro de 2021. A unidade atingiu a primeira criticidade em 11 de dezembro e foi conectada à rede em 1 de janeiro. Atingiu a potência máxima em 19 de fevereiro. O reator de água pressurizada de 1000 MWe (líquido) completou uma operação de demonstração com duração de 168 horas em 25 de março e agora entrou em operação comercial.

A CNNC observou que as duas unidades gerarão aproximadamente 20 bilhões de kWh de eletricidade por ano, o que equivale a reduzir o consumo padrão de carvão em 6,24 milhões de toneladas, reduzir as emissões de dióxido de carbono em 16,32 milhões de toneladas ou plantar mais de 140 milhões de árvores. “Isso é de grande importância para otimizar o mix de energia da China, facilitar o desenvolvimento verde e de baixo carbono e alcançar as metas de pico de carbono e neutralidade de carbono do país”, afirmou em um comunicado.

A empresa disse que cooperou com 17 universidades nacionais e instituições de pesquisa científica, 58 empresas estatais e mais de 140 empresas privadas para desenvolver conjuntamente equipamentos para o Hualong One, incluindo vasos de pressão de reatores, geradores de vapor e componentes internos de reatores. Incluindo a localização de 411 conjuntos de equipamentos, mais de 700 patentes e mais de 120 direitos autorais de software foram obtidos, abrangendo tecnologia de design, software de design especial, tecnologia de combustível, tecnologia de operação e manutenção e outros campos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of