CHINA INAUGURA O SEXTO REATOR DA USINA NUCLEAR DE HONGYANHE QUE SE TORNOU O MAIOR COMPLEXO NUCLEAR DO PAÍS

chinaA unidade 6 da usina nuclear de Hongyanhe, na província chinesa de Liaoning, entrou em operação comercial. O  anuncio foi feito pela China General Nuclear (CGN). A unidade é o segundo de dois reatores ACPR-1000 construídos na Fase II da usina. O reator de água pressurizada de 1.061 MWe foi projetado internamente  e completou uma série de testes de comissionamento, incluindo um teste com duração de 168 horas, disse a CGN. Embora a empresa ainda deva obter as autorizações e documentação necessárias, a unidade já pode ser considerada em operação comercial. A construção da Fase I da planta, composta por quatro reatores de água pressurizada CPR-1000, começou em agosto de 2009. As unidades 1 e 2 estão em operação comercial desde junho de 2013 e maio de 2014, respectivamente, enquanto a unidade 3 entrou em operação comercial em agosto de 2015 e unidade 4 em setembro de 2016.

A fase II da planta de Hongyanhe – unidades 5 e 6 – compreende dois reatores ACPR-1000. A construção da unidade 5 teve início em março de 2015 e a da unidade 6 emusina julho do mesmo ano. A Unidade 5 atingiu a primeira criticidade em junho do ano passado e entrou em operação comercial em 31 de julho. A CGN observou que, com todas as seis unidades agora em plena operação, a usina de Hongyanhe se tornou a maior usina nuclear da China em operação e a terceira maior do mundo, com uma capacidade total instalada de mais de 6,71 milhões de quilowatts.

A geração anual de energia das seis unidades de Hongyanhe pode chegar a 48 bilhões de kWh, disse a CGN, representando cerca de 20% do consumo total de eletricidade na província de Liaoning. Comparado com usinas a carvão da mesma escala, é equivalente a reduzir o consumo de carvão padrão em mais de 142 milhões de toneladas, reduzindo assim as emissões de dióxido de carbono em cerca de 40 milhões de toneladas. A usina de Hongyanhe é de propriedade e operada pela Liaoning Hongyanhe Nuclear Power Company, uma joint venture entre a CGN e a State Power Investment Corporation, cada uma com 45% de participação, com a Dalian Municipal Construction Investment Co com os 10% restantes. Após o início da operação comercial do Hongyanhe 6, o número de reatores em operação gerenciados pela CGN aumentou para 26 unidades e sua capacidade instalada de geração nuclear aumentou de 28.261 MWe para 29.380 MWe.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of