CHINESA SPIC ASSUMIRÁ PARTICIPAÇÃO NAS TERMELÉTRICAS DO PORTO DO AÇU

DJI_0631-e1594901910915-568x400O braço brasileiro da State Power Investment Corporation of China (SPIC) adquiriu 33% das termelétricas GNA I e GNA II, que estão sendo construídas no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), somando 3 GW de geração de energia a partir do GNL. A empresa asiática também firmou um contrato para participação nos futuros projetos GNA III e GNA IV, que vão combinar GNL e de gás das reservas de pré-sal do Brasil.

O acordo foi assinado em conjunto com as demais empresas já envolvidas no projeto – a Prumo, a BP e a Siemens. O fechamento do contrato está previsto para o último trimestre deste ano e ainda depende de condições precedentes comuns a este tipo de transação.

A SPIC contribuirá com sua experiência em estratégia de operação e gestão de projetos no Brasil. Já a Siemens entrará com seu braço de investimentos, a Siemens Financial Services; e com a Siemens Energy, que aplicará capital, tecnologia inovadora e sua experiência na gestão de projetos. A britânica BP, por sua vez, será a fornecedora de gás e, por fim, a Prumo contribuirá com toda a infraestrutura portuária, operações, desenvolvimento e integração de projetos.

As térmicas GNA I e GNA II e seus 3 GW de capacidade instalada terão energia suficiente para fornecer abastecer para até 14 milhões de domicílios. O complexo inclui um terminal de GNL, com capacidade total de 21 milhões de m3/dia. A GNA I deve começar a operar na primeira metade de 2021. A estimativa de investimento total planejado para o complexo GNA de gás e energia é de aproximadamente US$ 5 bilhões.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of