CHINESES FAZEM TESTE A FRIO EM REATOR NUCLEAR USANDO GÁS EM ALTA TEMPERATURA SOB PRESSÃO

wsswswsA China National Nuclear Corporation (CNNC) anunciou a conclusão dos testes funcionais a frio no primeiro reator da planta de demonstração de reator refrigerado a gás de alta temperatura (HTR-PM) na província de Shandong. O teste a frio da segunda unidade da planta já começou. Outras 18 unidades HTR-PM são propostas para o mesmo local em Shidaowan. A construção da planta de demonstração HTR-PM – que possui dois pequenos reatores e uma turbina – começou em dezembro de 2012. China Huaneng é a organização líder no consórcio para construir as unidades de demonstração (com uma participação de 47,5%), juntamente com a subsidiária da CNNC China Nuclear Engineering Corporation (CNEC) (32,5%) e o Instituto de Tecnologia Nuclear e Nova Energia da Universidade de Tsinghua (20%), que é o líder em pesquisa e desenvolvimento. Chinergy, uma joint venture de Tsinghua e CNEC, é o principal contratante para a ilha nuclear.

O vaso de pressão do primeiro reator foi instalado dentro do prédio de contenção da unidade em março de 2016. O vaso – com cerca de 25 metros de altura e pesando cerca de 700 toneladas – foi fabricado pela Shanghai Electric Nuclear Power Equipment. O segundo vaso de pressão do reator foi instalado no final daquele ano. A planta de demonstração entrou em fase de comissionamento em 25 de julho deste ano.

O objetivo dos testes a frio é verificar o sistema de loop primário do reator e equipamentos, bem como a resistência e estanqueidade de seus dutos auxiliares sob pressão superior à pressão de projeto. O CNNC observou que os testes “marcam o primeiro teste abrangente de desempenho do reator”. Os testes funcionais a frio em outros tipos de reatores usam água, enquanto os do reator HTR-PM usaram ar comprimido e uma pequena quantidade de hélio como meio de teste. Este ar e o hélio foram pressurizados em estágios até uma pressão máxima de 8,9 MPa durante o teste de desempenho da força limite de pressão do circuito primário.  Ao mesmo tempo, a deformação e o deslocamento do vaso de pressão do circuito primário sob pressão foram investigados e a eficácia do sistema de suporte verificada. O CNNC disse que os resultados do teste “mostram que todos os indicadores do primeiro reator do projeto de demonstração atendem aos requisitos de design, verificando efetivamente a confiabilidade da fabricação e a qualidade da instalação do equipamento da ilha nuclear”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of