CHUVAS AUMENTAM, MAS COMITÊ DE MONITORAMENTO DO SETOR ELÉTRICO AUTORIZA IMPORTAÇÃO DE ENERGIA DA ARGENTINA

x2012081091033.jpg.pagespeed.ic.Au6J2vGElEAs chuvas dos últimos dias foram generosas, mas ainda assim o cenário hidrológico do país pede cuidados. Por isso, o governo brasileiro aceitou ofertas de importação de energia a partir da Argentina. A decisão foi tomada durante a reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), realizada no final da última semana.

Tem havido melhoria das afluências dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul e do armazenamento equivalente do Sistema Interligado Nacional (SIN). O cenário hidrológico, entretanto, permanece crítico, carecendo da continuidade de ações para garantir a segurança do suprimento”, explicou o CMSE, em comunicado.

Por isso, o comitê avaliou que o mais adequado, no momento, é aceitar as ofertas de importação de energia semanais da Argentina. O CMSE ponderou ainda que caso seja apresentada uma nova oferta no âmbito da Portaria MME n? 523/2021, com prazos maiores, tal proposta será avaliada levando em consideração as condições hidrológicas presentes e projetadas, montantes, preços e demais condições da oferta. O comitê concluiu dizendo que “será dado continuidade aos esforços de maior integração eletroenergética com os países vizinhos”.

ONS DIVULGA NOVAS PREVISÕES DE AFLUÊNCIAS E MELHORA NOS RESERVATÓRIOS 

Linhas-de-TransmissaoDe acordo com o último boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) com as previsões do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), para?a semana de 23 a 29 de outubro, há uma evolução das afluências dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

A previsão indica que para o Sudeste/Centro-Oeste, a Energia Natural Afluente (ENA) deve alcançar 133% da Média de Longo Termo (MLT), seguida pelo Norte com 125% MLT”, disse o ONS. O órgão declarou ainda que o avanço de uma nova frente fria para esta semana operativa fará com que as afluências do subsistema Sul atinjam 83% da MLT. No Nordeste, as afluências devem alcançar 62% da MLT.

O relatório do ONS aponta também melhora nos níveis de armazenamento dos reservatórios do Sul e do Sudeste/Centro-Oeste com relação ao mês de setembro. A previsão do Operador é que os reservatórios do Sul cheguem ao fim do mês com 44,3% – um avanço de 15,7% em comparação ao mês passado. Na região Sudeste/Centro-Oeste, os reservatórios alcançarão 17,8% do volume no final de outubro, uma melhora de 1%. No Norte e no Nordeste, os reservatórios deverão atingir 46,6% e 36,2% das suas capacidades, respectivamente, até o último dia de outubro.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of