CNI ENVIA AÇÃO AO STF QUESTIONANDO IMPOSTO SOBRE ATIVIDADES DE EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO NO RIO

teori-zavascki-moroA Confederação Nacional da Indústria enviou ao Supremo Tribunal Federal uma nova ação direta de inconstitucionalidade contra a Taxa de Controle, Monitoramento e Fiscalização Ambiental das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Produção de Petróleo e Gás (TFPG) do Rio de Janeiro. O imposto, aprovado no final do ano passado, serviria para financiar o exercício de poder de polícia ambiental pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) sobre a atividade petrolífera no estado.

A taxa deve render aos cofres públicos fluminenses um total estimado em R$ 1,8 milhão. Contudo, a CNI alega que estado não tem competência para legislar sobre jazidas, minas e outros recursos minerais. A entidade afirma que, segundo a Constituição, esta atividade seria de competência privativa da União. A CNI ainda declarou que o estado não tem poder de polícia passível de autorizar a criação de taxa de fiscalização da exploração específica das jazidas de petróleo e gás.

“A fiscalização estadual deve se restringir aos limites de seu próprio território, o que significa dizer que não possui o Estado do Rio de Janeiro competência para fiscalizar atividades desenvolvidas no mar territorial, na plataforma continental e na zona econômica exclusiva”, alega a CNI. A ação está na mesa do ministro do STF Teori Zavascki (foto), relator de outro processo que também questiona a cobrança.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
AEPET Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
AEPET
Visitante
AEPET

NOTA: As entidades do segmento de Petróleo & Gás, ver com preocupação, nesse momento a possível nomeação para cargos no setor de P&G, de pessoas com o perfil do diretor do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE), ADRIANO PIRES, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Apesar do seu curriculum, esse senhor só externa profecias catastróficas, cada vez que fala sobre algo no setor cria uma situação ou acontecimento da pior natureza possível e de impactos quase sempre irreversíveis. É um irresponsável, que deve ser evacuado por todos, ainda mais num instante como esse. Esse tipo de elemento… Read more »