CNNC INICIA CONSTRUÇÃO DA ESTRUTURA DE CONTENÇÃO DO PRIMEIRO PEQUENO REATOR MODULAR COMERCIAL DO MUNDO

WhatsApp Image 2021-10-26 at 18.30.50 (1)A empresa China National Nuclear Corporation (CNNC) iniciou recentemente a construção da estrutura de contenção do projeto de demonstração de um pequeno reator modular (SMR) ACP100 na usina nuclear de Changjiang, na província insular chinesa de Hainan. Segundo a companhia, esse marco estabelece uma base sólida para a construção subsequente da estrutura principal do projeto, que será o primeiro SMR comercial terrestre do mundo.

Também conhecido como Linglong One, o reator de 125 MWe começou a ser construído no dia 13 de julho, após a aprovação final concedida em junho pela China’s National Development and Reform Commission. A parte inferior da estrutura de contenção, que suportará o escudo de contenção de aço, foi montada no local a partir de 50 placas de aço pré-fabricadas. Depois de montada, a estrutura foi içada por um guindaste e colocada na placa de fundação de concreto da planta.

WhatsApp Image 2021-10-26 at 18.30.50O reator será capaz de produzir 1 bilhão de quilowatts-hora de eletricidade anualmente, o suficiente para atender às necessidades de 526.000 residências, disse a CNNC. O equipamento é projetado para produção de eletricidade, aquecimento, produção de vapor ou dessalinização de água do mar.

O projeto preliminar do ACP100 foi concluído em 2014. Dois anos após, o projeto se tornou o primeiro do tipo SMR a passar por uma revisão de segurança pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). O relatório de análise de segurança preliminar para a unidade de planta de demonstração de Changjiang foi aprovado em abril de 2020.

O projeto em Changjiang envolve uma joint venture de três empresas principais: a China National Nuclear Power, subsidiária da CNNC, como proprietária e operadora; o Instituto de Energia Nuclear da China (NPIC) como projetista do reator; e o China Nuclear Power Engineering Group sendo responsável pela construção da usina. O SMR deve entrar em operação comercial no final de 2026.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of