COM FOCO NO MARCO DO SANEAMENTO UNIPAR FAZ INVESTIMENTOS EM SUAS FÁBRICAS QUERENDO DAR EXEMPLO NO USO RACIONAL DA ÁGUA

uniparO dia da água tem chamado a atenção de várias empresas que querem aproveitar esta  comemoração para exemplos de uso racional desse insumo. Líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC na América do Sul, a Unipar é uma das principais fornecedoras de matéria-prima para o setor de saneamento e contribui com o tratamento da água que abastece mais de 30 milhões de pessoas somente no estado de São Paulo. A companhia acredita ser uma das referências na implementação de processos sustentáveis para assegurar o reuso da água no ciclo de produção, retornando-a ao meio ambiente em condições melhores. E com este foco e o potencial aumento de demanda por conta de projetos relacionados ao Marco do Saneamento, a Unipar está ampliando sua capacidade produtiva. Foram aportados R? 100 milhões para a instalação de um eletrolisador e um novo forno de ácido clorídrico, na unidade de Santo André, que irá expandir a capacidade de produção de cloro em 29 mil toneladas ao ano na companhia. O projeto já em andamento, deve entrar em operação no 2º semestre de 2023.

Além disso, uma nova fábrica está sendo construída na Bahia e tem, como um dos principais objetivos, por meio de seus produtos, gerar um impacto positivo na vida da população. Localizada no Polo Petroquímico de Camaçari, a unidade atenderá à demanda crescente da região por ácido clorídrico, hipoclorito de sódio e soda cáustica.unipar 1 Esse é o primeiro projeto greenfield da estratégia de expansão da companhia no Brasil. Com investimentos na ordem de R? 234 milhões, a nova unidade que está em fase de construção e deve ser inaugurada em até 24 meses, terá capacidade instalada inicial de produção de 20 mil toneladas de cloro e 22 mil toneladas de soda ao ano. A companhia divulgou suas metas e compromissos em médio e longo prazos, como a redução em 15% na intensidade do uso de água e 15% de reuso do recurso até 2030.  A fábrica de Santo André está sendo abastecida por duas fontes: do Rio Grande (que alimenta a Represa Billings) e de poços (5%). Os efluentes gerados são encaminhados para uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) da Sabesp, após passarem por tratamento. A fábrica de Cubatão a água é proveniente do Rio Perequê e, em menor proporção vento(1%), de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sabesp. Após o processo produtivo, os efluentes são tratados e lançados no Rio Cubatão que, posteriormente, deságua no mar.

A Unipar é líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC da América do Sul. Se destaca como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas, farmacêutica. A companhia está presente hoje no Brasil e Argentina. A empresa tem ainda duas joint ventures para autoprodução de energia renovável, com dois parques eólicos na Bahia e Rio Grande do Norte e um parque solar em Minas Gerais.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of