COMEÇA A PRIMEIRA PARADA PROGRAMADA DA REFINARIA ABREU E LIMA

rnestA Petrobrás começou a primeira parada programada da história da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco. A atividade visa ao atendimento a normas regulamentadoras e abrangerá a manutenção de praticamente todos os cerca de 3 mil equipamentos da refinaria, tais como compressores, motores, vasos, permutadores de calor, válvulas, reatores e outros. A parada tem previsão de duração de 45 dias.

O planejamento para a manutenção começou há dois anos. A Petrobrás contratou várias empresas para a realização das atividades. A estimativa é que cerca 3 mil profissionais estarão envolvidos nos trabalhos. Devido ao grande contingente, haverá divisão de turnos de operários e outros protocolos de segurança e de prevenção à Covid-19.

A Rnest começou a operar em 2014. A planta tem capacidade atual instalada de 130 mil barris por dia, o que corresponde a 5% da capacidade total de refino de petróleo do país. De acordo com a NR-13, Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego, o tempo máximo para que essas unidades operem de forma ininterrupta é de seis anos. A Petrobrás disse ainda que realizou uma análise prévia para garantir o cumprimento de acordos comerciais e o abastecimento do mercado interno.

Em relação ao mercado local, o óleo diesel será atendido com os estoques planejados e disponíveis na refinaria. Eventuais necessidades poderão ser supridas por meio de recebimento de cabotagens ou até mesmo importações. Os demais produtos como a gasolina, GLP e QAV não serão impactados pela parada geral da refinaria”, explicou a Petrobrás.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of