CONSÓRCIO VOA SÃO PAULO E AEROPORTOS PAULISTA LEVAM OS 22 AEROPORTOS REGIONAIS LEILOADOS NA B3

AANão teve muita concorrência no leilão realizado pelo governo paulista de aeroportos  nesta quinta-feira( 15)  na B3, em São Paulo.   Apenas dois consórcios apresentaram propostas para concessão de 22 aeroportos regionais do Estado. As ofertas tiveram ágio médio de 11% e a arrecadação total, de R$ 22 milhões. O volume de investimentos durante os 30 anos de concessão será de R$ 447 milhões, sendo R$ 137 milhões nos primeiros quatro anos do contrato. O consórcio Aeroportos Paulista levou doze aeroportos e  o Voa São Paulo, que levou onze.

O Bloco Sudeste, incluiu  os aeroportos de Ribeirão Preto, Bauru-Arealva, Marília, Araraquara, São Carlos Sorocaba, Franca, Guaratinguetá, Avaré-Arandu, Registro e SãoFFFF Manuel.  O Consórcio Voa São Paulo foi o vencedor   com a  oferta de R$ 14,7 milhões, um   ágio de 11,5%.  O grupo já havia vencido o primeiro leilão de aeroportos do governo paulista e agora soma 16 terminais administrados. O total de investimentos nos 11 aeroportos arrematados vão somar R$ 266,5 milhões. A formação do consórcio é a mesma do primeiro leilão: MPE Engenharia, Terracom Construções, Nova Ubatuba Empreendimentos, ALC Participações, Incorporadora-EPC Construções e Estrutural Concessões de Rodovias

O Consórcio Aeroporto Paulista, liderado pela Socicam, deu o único lance para o bloco nordeste, formado pelos terminais das cidades de São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Araçatuba, Barretos, Assis, Dracena, Votuporanga, Penápolis, Tupã, GGGAndradina e  Presidente Epitácio. O grupo, que agora conta com 26 concessões de aeroportos, arrematou o lote com uma oferta de R$ 7,6 milhões e ágio de 11,14%. Nesse bloco, estão previstos investimentos de R$ 181,2 milhões na ampliação da capacidade, melhoria da operação e adequação à regulação.

Apesar da baixa concorrência, o governo de São Paulo  considerou o leilão um sucesso.  Com a licitação desta quinta, o Estado de São Paulo passa a não ter mais nenhum aeroporto sob administração pública. O Daesp, responsável pela estrutura dos aeroportos, será extinto.   O quadro de funcionários será realocado na agência reguladora de transportes Artesp, que será responsável pela regulação dos aeroportos.  Dos 22 aeroportos concedidos, seis já contam com serviços de aviaçãoSS comercial regular e 13 têm potencial de se desenvolver como novas rotas regulares durante a concessão. Juntos, os aeroportos movimentam atualmente 2,4 milhões de passageiros por ano, considerando embarques e desembarques.  De acordo com estimativas do governo, considerando os investimentos previstos, esses números podem superar mais de 8 milhões de passageiros por ano ao longo dos 30 anos de contrato de concessão.

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