COMITÊ DO SETOR ELÉTRICO SE REÚNE HOJE NO RIO DE JANEIRO PARA DISCUTIR CRISE HÍDRICA

bentoO ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque (foto), está reunido nesta tarde (1º) no Rio de Janeiro com o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) para discutir a situação hídrica do Brasil. O encontro acontece na sede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Entre os participantes, está o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral.

Ontem (31), durante o Fórum de Investimentos Brasil 2021, organizado pela Apex-Brasil, Albuquerque comentou que a atual crise hídrica pela qual o país passa é decorrente das mudanças climáticas. Ele afirmou ainda que apesar do momento difícil, o setor elétrico possui governança e organização para enfrentar a situação com serenidade.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) também criou um gabinete para monitorar as condições de suprimento de energia no país. O grupo irá se reunir semanalmente ou em caso de convocação. Uma das metas do gabinete da agência será monitorar a situação do sistema, além de apoiar a implementação de medidas deliberadas no âmbito do CMSE. O grupo também poderá avaliar ações que possam ser tomadas pela Aneel para contribuir para a segurança do suprimento.

Segundo os últimos dados do ONS, o subsistema Sudeste e Centro Oeste possui reservatórios atualmente com 32,11% de sua capacidade. Eles são responsáveis por aproximadamente 70% da capacidade de armazenamento para geração de energia do País. A expectativa é que esse número diminua no final de junho para cerca de 29%.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of