CONCREMAT DESENVOLVE ESTUDO DO PRÉ-SAL EM PARCERIA COM EMPRESA NORUEGUESA
A Concremat Engenharia está desenvolvendo um novo projeto voltado a melhorar a compreensão da formação geológica dos carbonatos do pré-sal. O estudo é desenvolvido em parceria com a empresa Kalkulo, subsidiária da Simula, instituição científica e tecnológica norueguesa.
De acordo com a Gerente de Inovação da Concremat, Jaqueline Saad, as análises, que tiveram uma primeira apresentação em evento realizado para reunir as indústrias do Brasil e da Noruega, seguiram simulações de processos de sedimentação dos reservatórios ao longo do tempo, utilizando uma modelagem 4D desenvolvida para escopos similares no país nórdico, além de incluir análises petrofísicas e microtomográficas.
O diretor de energia, petróleo e gás da Concremat, Rafael Rabuske (foto), afirmou que a empresa vem direcionando esforços para a área de exploração e produção e que estão ampliando os estudos com este foco.
“Essa estratégia prioriza os segmentos de caracterização de reservatórios complexos e heterogêneos, como os do pré-sal, assim como estudos ambientais para melhor avaliação de riscos em áreas sensíveis e vulneráveis, a exemplo da Margem Equatorial”, disse Rabuske.
Parabéns a equipe e a Concremat pela excelente pesquisa, por viabilizar uma opção para reduzir riscos de modo especial o ambiental no momento atual que é fundamental para este segmento de negócios.