CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL LANÇA ESTUDO QUE REÚNE VISÕES PARA O FUTURO DAS EMPRESAS

swsssO Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) lançou um estudo estratégico Visão 2050, que tem como intuito trazer uma discussão atualizada de questões que começaram a ser debatidas em 2012, às vésperas da conferência Rio+20.  O CEBDS, em conjunto com suas empresas associadas, desenvolveu o estudo Visão Brasil 2050,  a nova agenda para as empresas. A ideia era apresentar a visão de um futuro sustentável e de como seria possível alcançá-lo. Oito anos depois, o CEBDS entendeu que era hora de atualizar essa visão, e deu início a um processo  de atualização da Visão 2050 para o Brasil. O novo documento é resultado de um ano de trabalho com contribuições de empresas, academia e a sociedade civil, abrangendo mais de quatro mil pessoas.

O objetivo de a Visão 2050 é avaliar se as empresas estavam no caminho certo, se as tendências se verificaram, além de incluir novos assuntos que hoje fazem parte indissociável da agenda de sustentabilidade. Para isso, foram definidos oito temas prioritários: Pessoas, Cidades, Economia Circular, Água e Saneamento, Biodiversidade, Alimentos, Energia e Finanças. O CEBDS é uma associação civil sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável por meio da articulação junto aos governos e a sociedade civil, além de divulgar os conceitos e práticas mais atuais do tema. Reúne cerca de 60 dos maiores grupos empresariais do país, responsáveis por mais de 1 milhão de empregos diretos.

Para Marina Grossi, presidente do CEBDS, mais do que buscar respostas, foi o momento de fazer as perguntas certas, principalmente tendo em vista oswwswswsd cenário desafiador de 2020. “Por isso, questionamos o que nos trouxe até as múltiplas crises que enfrentamos, com o objetivo de apontar nossa bússola para um futuro mais sustentável e regenerativo. A pandemia antecipou situações que já estavam colocadas nos cenários como as consequências da mudança climática, do uso indiscriminado da  biodiversidade e provocou uma reviravolta na nossa forma de ver o planeta, evidenciando as relações de interdependência.

O Visão 2050 aponta para um futuro em que os elementos geradores de vida ocupam lugar central na economia (água, terra, ar, alimentos, etc). Mostra, ainda, qual o cenário atual, onde estaremos em 2030 e o precisa ser feito até 2050. Para Grossi,  “Já vemos sementes deste futuro no presente, como a ascensão da integração de aspectos Ambientais, Sociais e de Governança  aos negócios. Mas que para ser atingido exige ação concreta, sobretudo nesta década de implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of