CONSELHO DO PPI DÁ SINAL VERDE PARA OS ESTUDOS SOBRE PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRÁS

petrobras-noiteO governo vai dando seus passos iniciais na tentativa de privatizar a Petrobrás. A empresa foi adicionada hoje (2) na carteira do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Na última segunda-feira, o Ministério de Minas e Energia já havia anunciado o pedido para que a petroleira fosse adicionada na lista do PPI. A solicitação foi atendida hoje, após o aval do Conselho do PPI. Agora, serão iniciados os estudos sobre a possível desestatização da companhia. Os trabalhos serão produzidos por um comitê interministerial formado pelas pastas de Economia e Minas e Energia.

A ideia de privatizar a Petrobrás ganhou força nessa reta final do primeiro mandato do presidente Jair Bolsonaro. O chefe do Executivo já demonstrou insatisfação diversas vezes com a política de preços da companhia. A frequência dos reajustes nos preços dos combustíveis é um tema caro para Bolsonaro, especialmente em ano de eleições presidenciais.

Desestatizar a empresa, contudo, não será algo simples. O processo deve envolver ainda o aval da própria Presidência da República, que certamente virá. Depois, o tema também precisa ser aprovado pelo Congresso e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A privatização da empresa também deve enfrentar muita resistência do seu corpo de trabalhadores.

O coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, disse que a categoria pode inclusive fazer uma grande paralisação, caso a ideia de vender a empresa avance. “Vocês verão a maior greve da história da categoria petroleira se ousarem colocar a privatização da Petrobrás em pauta. Desde dezembro do ano passado, estamos em estado de greve permanente, aprovado pelos trabalhadores e trabalhadoras da empresa”, declarou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of