CONSÓRCIO PREVÊ INVESTIR US$ 2 BILHÕES PARA PRODUZIR HIDROGÊNIO VERDE NO PORTO DO PECÉM, NO CEARÁ

211027_0800364jpeg-1536x1024As empresas Proton Ventures, Trammo, Global Energy Storage e VARO foram um consórcio e assinaram um memorando de entendimento para produção de hidrogênio verde no Complexo do Pecém, no Ceará. O grupo empresarial estuda realizar investimento de US$ 2 bilhões para produzir pelo menos 500.000 toneladas de hidrogênio verde por ano.

O hidrogênio verde produzido no Ceará poderia ser exportado para a Europa pelos portos do Pecém e de Roterdã, que são parceiros comerciais. O consórcio, batizado de Transhydrogen Alliance, comemorou a assinatura do acordo. “Estou muito feliz de estar aqui assinando esse acordo com o Ceará. Eu realmente espero que tenhamos muito sucesso no projeto. Essa é uma fase muito importante na questão de colocar soluções de energia verde para o mundo inteiro”, afirmou o presidente da Proton Ventures e do consórcio Transhydrogen Alliance, Hans Vrijenhoef. 

A cerimônia de assinatura do memorando aconteceu em Roterdã, na Holanda, e contou com a presença do governador do estado, Camilo Santana. “Cada uma dessas empresas tem expertise em uma determinada área (produção de H2V e amônia verde, logística, armazenamento, transporte). A partir de agora serão iniciadas as fases de estudo para implementação do projeto. O consórcio enxerga o Ceará com grande potencial para produção de energia sustentável”, avaliou o governador.

Até aqui, o Ceará tem despontado como um dos grandes líderes na corrida para a estruturação de projetos para produção de hidrogênio verde. O estado já assinou 11 memorandos de entendimentos com empresas nacionais e internacionais para implantação de projetos no HUB de Hidrogênio Verde do Estado.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of