AVANÇAM AS CONSTRUÇÕES DE REATORES RUSSOS NAS USINAS NUCLEARES KURSK II E ROOPPUR

USINAFoi concluída a colocação da cúpula interna no reator VVER-TOI que está em construção na Rússia, na planta Kursk-II 2. Enquanto isso, uma unidade VVER-1200 em Rooppur 2,  em Bangladesh, está aproximando-se do mesmo estágio, após a colocação de seu quinto anel de contenção.

A estrutura de 265 toneladas em Kursk-II 2 foi elevada com um grande guindaste sobre esteiras, formando uma cúpula selada sobre o prédio do reator. A Atomstroyexport disse que isso cria melhores condições para a instalação do sistema de reatores, geradores de vapor e acionamento do guindaste polar, que agora terá início. Oleg Shperle, vice-presidente da subsidiária da Rosatom Atomstroyexport e diretor do projeto de construção, explicou que  “a instalação da cúpula é um evento marcante no processo de construção de Kursk-II.”

A cúpula ainda precisa ser concretada, procedimento que terá início em março. Uma outra cúpula externa também precisa ser adicionada para completar o edifício de contenção de parede dupla da unidade de reator. A usina Kursk-II é a primeira do mais recente projeto de grande reator da Rússia, o VVER-TOI, que é otimizado em termos de padronização e digitalização. O modelo de exportação atual da Rosatom é o VVER-1200, que por si só é uma evolução e ampliação de outros projetos VVER operando na Rússia, Europa Oriental, Índia e China.

Em Bangladesh, dois VVER-1200 estão em construção pela Atomstroyexport, em Rooppur. A empresa informou que concretou o quinto e último anel de contenção de Rooppur 2 em dezembro. O diretor de construção da Atomstroyexport em Rooppur, Alexey Deriy, disse que isso foi feito “muito antes do prazo”. A cúpula de contenção interna do reator está sendo montada no local e deverá ser erguida e colocada no primeiro semestre deste ano.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of