CONSULADO DA ITÁLIA E QUATRO GRANDES EMPRESAS ITALIANAS SE JUNTARAM EM UM PROGRAMA PARA DESENVOLVER NOVOS NEGÓCIOS

italiaOs italianos estão vendo a expansão da economia no Brasil como uma boa oportunidade. Quatro grandes companhias se juntaram para buscar negócios em vários setores: a Enel Brasil, Leonardo, Saipem e a TIM, empresas italianas referências mundiais nos setores de energia, mobilidade elétrica, tecnologias, conectividade, engenharia, telecomunicações e infraestrutura, assinaram um Acordo de Intenções para a criação do Business Council Italia – Rio de Janeiro. A iniciativa ajudará a tornar realidade uma série de projetos e empreendimentos entre as empresas italianas, seja para negócios seja para atividades culturais, científicas e sociais, junto à comunidade empresarial do estado. A intenção é promover eventos comerciais, conferências e seminários, tratando de temas de interesse das empresas e de negócios locais. Além disso, o conselho pode ajudar a promover visitas de delegações econômicas e comerciais de empresas italianas interessadas em investir no Brasil, assim como ajudar empresas brasileiras que desejam expandir negócios em território italiano.

Entre as primeiras iniciativas propostas estão dois eventos de networking e dois seminários por ano. Para os dois formatos, a proposta é integrar executivos e autoridades locais em torno de temas de interesse das empresas. Os eventos devem contar com a presença do Cônsul Geral da Itália no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia Del Giudice, que também terá o cargo de Presidente honorário nesta iniciativa. O Business Council Italia – Rio de Janeiro conta também com apoio da Embaixada da Itáliaconsul no Brasil.

Paolo Miraglia Del Giudice (foto à direita), acha muita importante o apoio das empresas italianas:  “Gostaria de agradecer a Enel, a Leonardo, a Saipem e a Tim por esta importante iniciativa que enxerga longe e que contribuirá de forma determinante para o fortalecimento do Sistema Itália no estado do Rio, assim como das relações com as autoridades locais e o setor privado fluminense.  Tenho certeza de que o Business Council Itália-Rio de Janeiro também poderá representar um poderoso fator de agregação para a numerosa comunidade empresarial italiana do Rio, bem como um catalisador para novas iniciativas e sinergias com o Consulado Geral, em um amplo leque de setores”.

enelNicola Cotugno (foto à esquerda), da Enel Brasil, disse que a ideia dessa iniciativa é atuar em parceria com as empresas brasileiras e as instituições, contribuindo para fomentar a economia do estado. “Como pioneiros na transição energética, temos incentivado em todos os países em que atuamos uma economia com baixa ou zero emissão de carbono, baseada em fontes renováveis. Acreditamos que a energia limpa, aliada ao uso eficiente da energia, é hoje o melhor caminho para o desenvolvimento sustentável do ambiente de negócios e das cidades”, afirmou.

Francesco Moliterni (foto à direita), CCO-International Marketing and Strategic Campaigns da Leonardo, acredita que o Brasil representa uma segunda casa para a empresa por meio dos diversos projetos e interesses que unem a companhia ao País há mais de 40 anos. “Com esta nova parceria, Tim, Enel, Leonardo, Saipem em conjunto com o ‘Business Council Empresarial Itália-Rio de Janeiro’, além de favorecer a cooperação entre as partes para promover atividades empresariais, culturais, científicas eleopardo sociais entre grandes empresas de origem italiana e comunidade empresarial do Estado do Rio de Janeiro, consolida a forte presença e interesse do Brasil no desenvolvimento de projetos inovadores e de alta tecnologia. O compromisso de Leonardo é apoiar o crescimento e desenvolvimento do Brasil através da inovação, segurança cibernética, uso de plataformas de comando e controle, bem como o processamento de big data para monitoramento de infraestruturas e áreas críticas. Tecnologias nas quais Leonardo é reconhecido como um líder mundial; mas também contribuindo com tecnologias relacionadas à inteligência artificial para o crescimento sustentável das cidades inteligentes do futuro, que é saipemhoje”, disse.

O Diretor Executivo da Saipem do Brasil, Roberto Di Silvestro (foto à esquerda), a empresa sempre esteve atenta ao desenvolvimento sustentável, inclusive pela promoção de iniciativas de criação de valor para as comunidades locais onde atua. “O Protocolo de Intenções assinado confirma esse compromisso da Saipem, abrindo o caminho para o compartilhamento de competências com grandes empresas atuantes no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro e, assim, apoiar, orientar e fortalecer o desenvolvimento de empresas brasileiras e italianas que pretendam fazer investimentos e negócios no Brasil”, declarou.

Por fim, Pietro Labriola (foto à direita), CEO da TIM Brasil, afirma que este é mais um movimento com grande potencial para estimular a criação de negócios entre os dois países: “Estamostim expandindo nossas parcerias no país, a exemplo do que iniciamos em junho, também com Enel e Leonardo, pensando em projetos que consolidem nossa presença e nas oportunidades de negócio que serão criadas. A iniciativa vem contribuir, de forma eficiente, para estreitar o relacionamento de empresas italianas com brasileiras, criando oportunidades e abrindo portas para um futuro cada vez mais conectado“, avaliou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of