FALTA DE MOTORISTAS DE CAMINHÃO PODE FAZER REINO UNIDO RECORRER AO EXÉRCITO PARA DISTRIBUIR COMBUSTÍVEIS E ALIMENTOS

caminhõesImagine se fosse aqui. Além do preço do gás natural ter disparado  no Reino Unido, onde o  aumento passou  de 300 %,  O esgotamento dos estoques   está provocando uma  corrida por combustível nos últimos dias, que se agravou ainda mais com a falta de motoristas de caminhões de distribuição dos produtos.  A escassez  levou o governo a cogitar recorrer ao Exército para amenizar a falta de combustível e de alimentos distribuídos por caminhoneiros pelo país. Durante o fim de semana, foram registradas longas filas em vários postos de gasolina, especialmente nas grandes cidades e na capital, Londres. Quase seis mil postos de gasolina independentes, tinham pouca quantidade de combustível no domingo (26). Outros dois mil já não tinham qualquer combustível. Hoje (27),  quase 30% dos postos do grupo BP ainda sentem os  problemas causados  pela escassez. As tentativas do governo para  tranquilizar a população, fizeram muitos cidadãos correr para os postos de gasolina e supermercados.

O problema principal está na logística, na falta de motoristas de caminhões. Está faltando profissionais.  A situação levou o governo britânico a alterar, no sábado, acombustivel política de imigração pós-Brexit e conceder até 10.500 vistos de trabalho provisórios, de três meses. As permissões devem atenuar a falta de caminhoneiros e de profissionais em setores cruciais da economia britânica.  A livre circulação de mão-de-obra faz parte da União Europeia (UE), mas com o Brexit, essa equação se inverteu. A falta desses profissionais é um reflexo da escolha dos britânicos sair da Comunidade Europeia.

combustivel 1O  ministro de Empresas e Energia, Kwasi Kwarteng, anunciou a isenção temporária para o setor das distribuidoras de combustíveis das regras da concorrência, para que possam abastecer, prioritariamente, as áreas mais necessitadas. Os jornais ingleses dizem que  o governo quer recorrer ao Exército, para enfrentar a escassez. Ao ser questionado sobre se medida vai conseguir melhorar a situação, Kwarteng disse que “ Não é tão fácil como se pensa, pois os caminhoneiros são muito especializados e o os caminhões-tanque transportam um líquido muito inflamável por todo país, algo que exige procedimentos adequados de carga e descarga.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of