CONSUMO DE GÁS NO BRASIL CRESCEU 33,7% NO PRIMEIRO SEMESTRE, IMPULSIONADO POR INDÚSTRIA E GERAÇÃO ELÉTRICA

Augusto-Salomon_abegas-1049x1200Um novo indicador positivo para a economia brasileira. O consumo total de gás natural no país registrou alta de 33,7% na média acumulada do primeiro semestre em comparação com o acumulado do mesmo período de 2020. O dado foi divulgado nesta semana pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).

De acordo com o levantamento da entidade, o consumo saiu de 53,88 milhões de metros cúbicos por dia nos seis meses iniciais de 2020 para 72,9 milhões de metros cúbicos diários no primeiro semestre de 2021. Somente em junho desse ano, o país consumiu 82,2 milhões de metros cúbicos por dia, uma elevação de 60,3% em comparação com junho do ano passado – período no qual o país ainda sentia os piores efeitos econômicos da pandemia.

De acordo com a Abegás, o destaque do semestre foi o crescimento do consumo industrial (21,3%), que consumiu 29,2 milhões de metros cúbicos/dia); e da geração elétrica (61,8%), que fechou o período com 31,6 milhões de metros cúbicos por dia.

O estudo da Abegás aponta uma boa recuperação da indústria, inclusive com relação ao período pré-pandemia. Em junho deste ano o consumo foi de 30,4 milhões de metros cúbicos/dia, um sinal de retomada da produção industrial – desde agosto de 2018 que o volume do segmento não ultrapassava a casa dos 30 milhões de metros cúbicos/dia”, comentou o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon.

De acordo com executivo, o despacho para geração elétrica é um sinal de que o gás natural poderia ter sido usado de um modo mais assertivo para que o País não estivesse atravessando um momento tão crítico dos reservatórios de água das hidrelétricas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of