COPEL COMEÇOU A MONTAGEM DE TURBINAS EÓLICAS EM PARQUE NO RIO GRANDE DO NORTE

Captura de tela 2022-03-04 174014A Copel deu o pontapé inicial nesta semana no processo de montagem dos aerogeradores do Complexo Eólico Jandaíra, no Rio Grande do Norte. A primeira nacele chegou ao canteiro de obras e será instalada com o rotor, gerador, pás e todos os outros equipamentos ao longo dos próximos dias. A nacele, como é de conhecimento do mercado, é acoplada ao topo da torre e funciona como uma espécie de cabine para os demais componentes.

As torres dos 26 aerogeradores que vão compor o parque já estão montadas, prontas para receber os equipamentos de geração. Os aerogeradores compõem quatro parques eólicos nos municípios de Jandaíra e Pedra Preta, totalizando potência total de 90,1 megawatts. O Complexo Eólico Jandaíra está orçado em R$ 411 milhões. A futura produção de energia elétrica foi vendida pela Copel pelo preço de R$ 98,00 o MWh no leilão de energia nova A-6, realizado em outubro de 2019.

Segundo a empresa, a operação dos parques eólicos deve começar em julho deste ano. A Copel também está instalado uma subestação e uma linha de transmissão de 16 km que vai operar em 230 kV e escoar a energia elétrica a ser gerada no Complexo para o Sistema Interligado Nacional (SIN). A linha de transmissão está concluída e a nova subestação Jandaíra está em fase de comissionamento, com previsão de conclusão em março.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of