COPEL COMPRA O COMPLEXO EÓLICO VILAS LOCALIZADO NA SERRADO MEL NUMA TRANSAÇÃO DE R$ 1,059 BILHÃO

aqaqaA Copel assinou o contrato para aquisição do Complexo Eólico Vilas, no valor de R$ 1,059 bilhão, localizado  no município de Serra do Mel (RN), região considerada uma das melhores do mundo para a geração de energia de fonte eólica.  Com mais este complexo, a Copel passa a ter 920,22 MW de capacidade geradora em usinas eólicas no Estado potiguar. O fechamento da transação ocorrerá em 30 de novembro de 2021. Até lá, o complexo formado por cinco parques eólicos, que estão sendo vendidos pela Voltalia Energia do Brasil, estará com todos os 55 aerogeradores produzindo energia. A aquisição está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), de credores e outras condições usuais, incluindo a operação comercial de todos os1q1qq1 parques.

O Presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, disse que  “Na região desse empreendimento, o regime de ventos favorece a geração no período diurno e isso configura uma vantagem estratégica, pois, durante o dia, o preço horário da energia tende a ser maior, aumentando o potencial de ganho do projeto. Essa aquisição faz parte da estratégia da Companhia de crescimento sustentável em energia renovável, amplia a diversificação da matriz de geração e está totalmente aderente à recente Política de Investimentos aprovada no início deste ano pelo Conselho de Administração.

aqaqaqaaJá o diretor de Novos Negócios da Copel, Cassio Santana da Silva(foto a esquerda), afirmou que  “Investir em usinas prontas minimiza os riscos inerentes ao processo de implantação, pois o empreendimento já foi considerado ambientalmente adequado e estratégico para o sistema elétrico.” A Copel vem, desde 2015, ampliando a presença no segmento eólico com projetos no Rio Grande do Norte. A empresa já opera no Estado os Complexos Cutia (180,6 MW), Bento Miguel (132,3 MW), Brisa Potiguar (183,6 MW) e São Bento (94 MW) e tem 49% de participação no empreendimento São Miguel do Gostoso I (108 MW). Além disso, está em fase de instalação o Complexo Jandaíra (90,1 MW), com início de operação previsto para 2022.  Com a adição de capacidade do Complexo Vilas, a fonte eólica passará a representar 13% do portfólio de geração de energia da Copel, sinalizando redução na exposição ao risco hidrológico.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of