CREA-RJ SE MOBILIZA PARA ALERTAR SOBRE PERIGOS E CUIDADOS NO USO DO GÁS RESIDENCIAL E COMERCIAL

maxresdefaultUma das poucas vezes que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RJ) antecipa alguma atividade antes de acontecer algum problema. Quase sempre, é para opinar depois que o problema ocorre. Desta vez, o CREA vai realizar semanalmente, até 15 de dezembro, o ciclo de debates A Segurança nas Instalações de Gás Residencial e Comercial – Por que os acidentes fatais continuam? Vidas Importam. O ciclo, iniciado em 29 de setembro, é realizado gratuitamente todas as quartas-feiras por meio dos canais do CREA-RJ na internet. O objetivo é informar os profissionais do Sistema CONFEA/CREA e toda a sociedade sobre os riscos e cuidados necessários com as instalações de gás residencial e comercial no Estado, incentivando a realização de manutenções, vistorias e inspeções que previnam e evitem a ocorrência de acidentes.

De acordo com Marco Antônio Barbosa, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalurgia (CEEM), milhões de pessoas utilizamnaturgy diariamente em casa, o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) – o gás de cozinha – e o gás natural encanado. No entanto, a praticidade comum ao nosso dia a dia deixa grande parte da população sem entender que uma instalação incorreta ou problemas de conservação causam acidentes que podem até provocar mortes: “Não podemos permitir que acidentes fatais continuem acontecendo por conta da falta de segurança nestas instalações. O que realmente queremos com estes debates, que contam com a participação de tantas entidades e instituições envolvidas na questão, é gerar uma grande discussão com a sociedade civil sobre a importância da segurança nas instalações de gás. Queremos e precisamos do cumprimento, de fato, da Lei Estadual nº 6.890/2014, que determina a inspeção periódica das instalações de gás canalizado e de GLP em botijões. Só assim evitaremos mais acidentes e mortes.” 

Nesta quarta-feira (10), às 17h, acontece mais um debate pela Web TV do Crea-RJ e pelo site da entidade sobre a segurança nas instalações de gás residencial e comercial. O convidado será a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), órgão responsável por toda a normalização técnica no Brasil. Será mais uma oportunidade para troca de informações sobre o tema e esclarecimento de dúvidas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of