CRISE SOBRE O ENRIQUECIMENTO DO URÂNIO NO IRÃ PARA USO MILITAR AGRAVA RELACIONAMENTO COM A UNIÃO EUROPEIA

qaqaqaqaO ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, disse que a alegação da França de que Teerã estava em processo de construção de suas armas nucleares é um “absurdo non sense.”  Isso ocorreu depois que o ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian, disse que o Irã está acelerando seu desenvolvimento para ter  armas nucleares. Ele também disse que era importante para o Irã que os Estados Unidos voltassem ao acordo nuclear de 2015. Em um tweet, Zarif escreveu: “Caro colega: Você deu início à sua carreira no gabinete com a venda de armas para criminosos de guerra sauditas. Evite absurdos Non Sense sobre o Irã. Teste de realidade: VOCÊS estão desestabilizando a NOSSA região. Pare de proteger os criminosos que massacram crianças no Iêmen”. Apesar desta declaração, o Irã continua proibindo o aumento das inspeções dos técnicos da Agência Internacional de Energia Atômica.

Em um movimento separado, a França e a Grã-Bretanha instaram o Irã a recuar a última violação de seu acordo nuclear de 2015, dizendo que Teerã não tem “nenhum uso civil credível” para o urânio metálico. De acordo com relatórios, a Agência Internacional de Energia Atômica disse que o Irã havia informado que havia começado a instalar equipamentos para a produção de metal de urânio. Ele também disse que Teerã ainda está em seus planos de conduzir pesquisa e desenvolvimento na produção de urânio metálico.

As potências europeias, em comunicado, disseram que estão “profundamente preocupadas” com o último anúncio iraniano. O comunicado disse: “O Irã não tem um uso civil confiável para o urânio metálico. A produção de urânio metálico tem implicações militares potencialmente graves. Exortamos veementemente o Irã a interromper essa atividade e retornar ao cumprimento de seus compromissos com a JCPoA sem mais demora. A afirmação é dos chanceleres da Alemanha, França e Grã-Bretanha, que formam o E-3.

Recentemente, autoridades da UE que supervisionam o acordo sobre as ambições nucleares do Irã alertaram que a decisão de Teerã de aumentar o enriquecimento de urânio poderia minar os esforços para manter o acordo vivo e trazer os Estados Unidos de volta a bordo. O chefe de política externa da União Européia, Josep Borrell, disse que o objetivo do país de enriquecer urânio em até 20% na instalação de Fordo é um desenvolvimento “muito sério”. Ele também disse que é um motivo de preocupação, pois tem “implicações de proliferação muito graves.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of