CÚPULA DO CLIMA DA ONU QUE SERÁ REALIZADA EM NOVEMBRO VAI DEFENDER O FIM DO CARVÃO NA GERAÇÃO DE ENERGIA

sswsA cúpula do clima da ONU, em novembro, vai pedir o fim da energia gerada por carvão. Se o mundo quiser realmente atingir o limite de 1,5 grau estabelecido pelo Acordo de Paris, disse o presidente da COP26, Alok Sharma (foto à direita), na semana passada, terá que fazer isso. Em resposta, a Nuclear Industry Association (NIA) do Reino Unido disse que a energia nuclear é a melhor substituição de carga de base de baixo carbono para o carvão, enquanto o Enviado Presidencial Especial para o Clima dos EUA, John Kerry (foto à esquerda), destacou o desenvolvimento de pequenos reatores modulares.

Sharma disse que o Reino Unido reduziu seu uso de carvão para geração de eletricidade de 40% em 2012 para 2% atualmente, e planeja eliminá-loSSSSS completamente até 2024. Também está trabalhando diretamente com governos e por meio de organizações internacionais para encerrar o financiamento do carvão: “Os dias em que o carvão fornecia a forma mais barata de energia estão no passado. E no passado eles devem permanecer. Porque a ciência é clara que, para manter 1,5 grau vivo, o carvão deve desaparecer. Portanto, vamos fazer a COP26 no momento em que a deixarmos no passado onde ela pertence, ao mesmo tempo que apoiamos os trabalhadores e as comunidades para fazer a transição, criando bons empregos verdes para SSSSpreencher a lacuna.”

Em resposta, o presidente-executivo da NIA, Tom Greatrex (foto à direita), disse que, “como uma fonte de energia confiável, sempre ligada e livre de emissões, a nuclear é uma forma experimentada e testada para países, incluindo aqueles no mundo em desenvolvimento, que buscam substituir o carvão, ou evitá-lo completamente. Se quisermos seriamente chegar a zero líquido, os países devem investir em maneiras comprovadas de reduzir a forte dependência do carvão e de outros combustíveis fósseis, ao mesmo tempo atendendo às crescentes demandas de energia; a nuclear pode fazerAQAQAAQA isso.” Os Estados Unidos  possuem a segunda maior frota de usinas termelétricas a carvão do mundo, cerca de 11% do total. Kerry disse que as 58 usinas de carvão americanas  estão programadas para eliminação  “Assim que for viável”. Os Estados Unidos  se comprometeram a cortar suas emissões de CO2 em 50-52% abaixo dos níveis de 2005 até o final desta década, e atingir zero líquido até 2035.

A secretária de Energia dos EUA, Jennifer Granholm (foto à esquerda), disse ao subcomitê de verbas da Câmara que estava aberta à ideia de subsídios para usinas nucleares. O Departamento de Energia “não subsidiou usinas historicamente, mas WSWSWSSWSacho que este é um momento a ser considerado e talvez no Plano de Emprego Americano ou em algum lugar para garantir que manteremos a frota atual ativa. Não alcançaremos nossos objetivos climáticos se nossas usinas nucleares forem fechadas. Precisamos encontrar maneiras de mantê-las funcionando”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of