CUSTOS MÉDIOS PARA GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR PODEM CAIR 59% ATÉ 2025

Adnan Z. AminImpulsionado hoje por investimentos crescentes, o mercado de energias renováveis tem dias de otimismo pela frente. Com o cenário regulatório e político adequado às demandas do setor, o custo médio para geração em projetos fotovoltaicos pode cair 59% até 2025, acompanhado de uma queda de 35% para o segmento eólico offshore, 26% para eólica onshore e 43% para empreendimentos de energia solar concentrada. É o que aponta um novo relatório divulgado esta semana pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), que traçou previsões do mercado em comparação com os resultados obtidos em 2015.

A redução de custos poderá dar continuidade ao barateamento registrado nos últimos anos: desde 2009, os preços dos módulos solares caíram cerca de 80%, enquanto os preços das turbinas eólicas foram reduzidos em até 40%. A tendência é de que a expansão da escala do setor reduza ainda mais os custos, levando a um cenário, daqui a dez anos, em que o KWh fique entre 5 e 6 centavos de dólar.

“Nós já vimos reduções de custos dramáticas na energia solar e eólica nos últimos anos e este relatório mostra que os preços vão continuar a cair graças a diferentes fatores de tecnologia e de mercado”, afirma o diretor-geral da IRENA, Adnan Amin (foto). “Dado que energia solar e eólica já são a fonte mais barata dentro da nova capacidade de geração que foi adicionada em muitos mercados em todo o mundo, esta nova redução de custos amplia essa tendência e fortalece a atratividade econômica da mundaça de combustíveis fósseis para energias renováveis.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of